2011.04.29
INSTALAÇÃO INTERACTIVA APRESENTADA NA EXD'09 ORIGINA APLICAÇÃO DE IPAD E IPHONE



Dance Writer, a criação de Peter e Johanna Bil'ak apresentada durante a EXD'09 deu agora origem a uma nova aplicação para iPad e iPhone.

Na sua concepção original é uma instalação interactiva apresentada ao público na exposição Quick, Quick, Slow, com curadoria da historiadora de design Emily King. Este núcleo expositivo esteve patente no Museu Colecção Berardo entre 11 de Setembro de 2009 e 3 de Janeiro de 2010 e obteve um record de audiência na 5ª edição da Bienal, com 55.211 visitantes.

A nova aplicação criada para iPad e iPhone de Dance Writer permite gerar mensagens de texto animadas onde as letras se materializam em dinâmicas figuras de dança. A aplicação converte os comuns caracteres em movimentos sequenciais de coreografias contemporâneas.

"Uma nova dimensão da tipografia" foi como Ellen Lupton, curadora de design contemporâneo do Cooper-Hewitt, National Design Museum em Nova Iorque definiu este projecto, que tem tido calorosa recepção junto da crítica especializada.

Os autores, Peter e Johanna Bil'ak, formam o estúdio de design e type foundry Typotheque que se dedica à criação de projectos de design de comunicação e tipografia em suportes e medias diversificados. Valentina Scagli é a bailarina que dá corpo à coreografia de Lukás Timulak num vídeo de Taco Zwaanswijk, tendo a programação ficado a cargo de Resolume.

Para mais informações:
www.dancewriter-app.com
www.typotheque.com