2008.11.25
BETÃO ORGÂNICO: A INOVAÇÃO PORTUGUESA PREMIADA NOS EUA



A prestigiada instituição de pesquisa OrganicArchitect, sediada em S. Francisco, nos Estados Unidos, promove anualmente um importante galardão destinado a premiar projectos de arquitectura, urbanismo e design, ecologicamente eficientes, inovadores e sustentáveis. Um dos trabalhos distinguidos na 3ª edição deste concurso – Organic Awards 2007 – foi o projecto "Betão Orgânico", desenvolvido pelos arquitectos João Costa Ribeiro e João Caldeira Ferrão, fundadores do atelier português E-studio, em colaboração com Sónia Oliveira.

Apresentado pela primeira vez na ExperimentaDesign 2005, subordinada ao tema "O Meio é a Matéria", "Betão Orgânico" fez parte de um conjunto de propostas artísticas e culturais que reflectiam a evolução da matéria e as consequentes interacções entre o criador e o receptor.

Segundo os seus autores, este projecto surgiu da necessidade de conciliar o inorgânico e o orgânico num único elemento. Ao fazer a síntese entre material natural e artificial, o betão orgânico torna possível obter superfícies vivas permeáveis, explorando a capacidade do material em reter a humidade, libertando-a durante o tempo mais seco. Aplicado numa superfície, este tipo de betão é um modo inovador de devolver e integrar uma componente natural aos espaços públicos urbanos. João Ferrão e João Costa Ribeiro assinaram recentemente um acordo com uma empresa portuguesa com vista à produção industrial do betão orgânico.

Fundado em 2003, o atelier e-studio trabalha nas áreas da arquitectura, urbanismo e design.
http://www.extrastudio.pt



2008.11.07
EXPOSIÇÃO DE PETER ZUMTHOR ENCERRA COM 16.100 VISITAS

A exposição de arquitectura "Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007", patente ao público de 7 de Setembro a 2 de Novembro no espaço LX Factory, contabilizou um total de 16.100 visitas, numa média de 277 visitantes por dia e de 35 visitantes por hora, neste novo espaço cultural em Lisboa. No ultimo domingo em que esteve aberta em horário alargado a exposição registou 782 visitantes, nacionais e internacionais, num número record.

Ao longo de 58 dias, o serviço educativo da ExperimentaDesign desenvolveu um conjunto de iniciativas formativas e pedagógicas que permitiram um maior envolvimento e aproximação do público à obra deste importante arquitecto suiço.

A exposição foi visitada por 1540 alunos, de 35 escolas diferentes, de vários pontos do país, com destaque para Lisboa e Porto, para além de inúmeras visitas livres de turmas de faculdades de arquitectura.

"Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007" seguirá agora o seu percurso internacional, estando prevista uma próxima apresentação em 2009.



2008.10.28
PETER ZUMTHOR: GRANDE AFLUÊNCIA DE VISITANTES MOTIVA HORÁRIO ALARGADO

No âmbito do Warm-Up ExperimentaDesign Lisboa 2009, a exposição de arquitectura "Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007", que já trouxe mais de 12,700 visitantes à LXFactory, encerra no próximo domingo, 2 de Novembro.

Dada a crescente afluência de público registada no mês de Outubro, com uma média superior a 31 visitantes/hora, e para proporcionar mais uma oportunidade a quem ainda não visitou a exposição, a ExperimentaDesign alarga o horário de abertura no fim-de-semana de 1 e 2 de Novembro (último dia).

Apresentando 29 projectos e edifícios, 2 instalações vídeo, maquetas de grande escala e um extraordinário acervo documental que inclui desenhos, esquissos e plantas, a exposição de Peter Zumthor tem sido alvo de uma forte adesão por parte do público, que tem acorrido às diversas iniciativas associadas.



2008.10.20
PETER ZUMTHOR VISTO POR...JUNTA ESPECIALISTAS E LEIGOS



A decorrer todas as quartas-feiras de Outubro, este ciclo de visitas guiadas tem trazido à exposição de Peter Zumthor uma grande diversidade de públicos interessados numa leitura mais aprofundada da obra do arquitecto suíço. Nestas visitas, reconhecidos especialistas portugueses de diferentes gerações e percursos têm partilhado as suas perspectivas críticas e interpretações pessoais sobre o trabalho de Zumthor. Traçando itinerários distintos pela exposição e focando diferentes maquetas e projectos para ilustrar os seus comentários, cada especialista proporciona uma visita única.

No passado dia 8 de Outubro, Ana Vaz Milheiro fez uma reflexão sobre a relevância de Zumthor na arquitectura contemporânea, focando a influencia que o seu desenho altamente poético viria a ter junto das novas gerações. Numa apresentação apaixonada e intimista, Ana Vaz Milheiro referiu como uma das pedras de toque da obra de Zumthor a sua busca da intemporalidade, dedicando-se total e exclusivamente a um pequeno conjunto de projectos.
A intemporalidade foi o denominador comum entre Ana Vaz Milheiro e Ricardo Carvalho, que protagonizou a visita de 15 de Outubro. Numa abordagem pedagógica, pontuada por relatos das suas visitas quer ao atelier Zumthor quer aos próprios edifícios, Ricardo Carvalho sistematizou as principais características da arquitectura de Zumthor , destacando a sensibilidade e generosidade na relação com a Natureza, o apreço pelo trabalho artesanal e meticuloso associado a materiais nobres, o espírito Romântico e o equilíbrio entre repetição de uma fórmula apurada e a singularidade absoluta.

O ciclo Peter Zumthor visto por... continua com Diogo Seixas Lopes (22 de Outubro) e Gonçalo Byrne (29 de Outubro), que prometem mais duas visões enriquecedoras para o conhecimento e compreensão do processo criativo e construtivo desta figura ímpar da arquitectura contemporânea.



2008.10.20
"À DESCOBERTA DE KOLUMBA"
ESTIMULA A IMAGINAÇÃO DOS MAIS PEQUENOS NA EXPOSIÇÃO DE PETER ZUMTHOR



O Serviço Educativo da ExperimentaDesign desenvolveu um programa pedagógico para crianças e jovens do ensino básico centrado na exposição "Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007", na LX Factory, em Alcântara.

Apostando na vertente lúdica e de descoberta sensorial, o Serviço Educativo visa estimular junto do público infanto-juvenil o interesse pela arquitectura, focando aspectos como construção, espaço urbano, natureza e vivência quotidiana. Esta iniciativa representa um complemento à estratégia da ExperimentaDesign junto das camadas estudantis dos ensinos secundário, universitário e técnico-profissional.

No dia 13 de Outubro, o Serviço Educativo da ExperimentaDesign recebeu duas turmas do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola da Torre. Intitulado "À Descoberta de Kolumba", o roteiro da visita inicia-se com a maqueta do Museu Kolumba, cuja grande escala permite às crianças entrar – literalmente – no edifício representado.
Subindo pequenos degraus, é com curiosidade e enorme satisfação que as crianças contactam directamente com o espaço interior de Kolumba. Esta proximidade leva-as a desvendar por si próprias os diversos elementos – ruínas e capela – que compõem o edifício e que suscitou uma entusiástica troca de ideias sobre o seu significado.

De seguida, foram conduzidas à instalação vídeo de Nicole Six e Paul Petritsch, exibida em seis ecrãs à escala real, que recria de forma envolvente alguns edifícios de Zumthor bem como o seu contexto, incluindo sons, aspectos climáticos como a chuva, o sol e os movimentos dos seus habitantes. Em resposta a esta experiência tão rica em aspectos sensoriais, os jovens visitantes falaram das suas experiências sobre a vida fora e dentro dos edifícios, das suas preferências e dúvidas.

De volta à grande maqueta do Museu Kolumba, os visitantes participaram num atelier de desenho onde foram convidados a representar as suas impressões mais vivas desta tarde de descoberta.

A visita terminou com um percurso pelo Piso 3, onde pela observação de inúmeras maquetas, as crianças foram sensibilizadas para a diversidade de formas, materiais, tamanhos e tipos da arquitectura de Zumthor.
A motivação e empenho da Escola da Torre na realização desta visita e o entusiasmo suscitado junto dos seus alunos e professores constituem um factor de estímulo para a prossecução destas iniciativas, no âmbito do serviço educativo da ExperimentaDesign.



2008.10.03
EXPERIMENTA NO 2º SEMINÁRIO DE MARKETING E SOLUÇÕES EMPRESARIAIS NA MADEIRA

A Experimenta foi convidada a participar no 2ª Seminário de Marketing e Soluções Empresariais, organizado pela empresa DUPLADP, que teve lugar no dia 1 de Outubro no Centro de Conferências e Exposições da Madeira.

Este seminário dividiu-se em três painéis: Marketing no Ponto de Venda, Design na Cidade e A Comunicação como Ferramenta de Promoção. Integrando o 2ª painel "O Design na Cidade", a Experimenta foi representada pelo responsável de pesquisa Pedro Alegria, enquanto orador convidado para falar sobre a importância do design no contexto urbano. No mesmo painel a moderação foi conduzida por Pedro Calado, Presidente da Comissão Organizadora "Funchal 500 Anos", e teve como comentadores António Meireles Moita, Director de Relações Exteriores da JCDecaux, Elias Gouveia, Presidente da Ordem dos Arquitectos e Ricardo Velosa, Escultor Madeirense.

A participação da Experimenta enquadra-se na sua missão enquanto vector de conhecimento e reflexão sobre a cultura contemporânea e promoção do desogn e da arquitectura.



2008.10.01
EXPERIMENTADESIGN LANÇA PROGRAMA DE VISITAS GUIADAS NO ÂMBITO DA EXPOSIÇÃO DE PETER ZUMTHOR

O mês de Outubro marca o lançamento de um ciclo de quatro visitas guiadas com quatro especialistas da área da arquitectura no âmbito da exposição "Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007", patente ao público de 7 de Setembro a 2 de Novembro, no espaço LX Factory em Lisboa.

Partindo do desafio "Peter Zumthor visto por...", Ana Vaz Milheiro, Ricardo Carvalho, Diogo Seixas Lopes e Gonçalo Byrne são convidados a partilhar com o público o seu olhar e perspectivas individuais sobre a obra emblemática do arquitecto suiço Peter Zumthor.

Outubro, às quartas-feiras, 18:30, na LX Factory

8 Outubro_Ana Vaz Milheiro
15 Outubro_Ricardo Carvalho
22 Outubro_Diogo Seixas Lopes
29 Outubro_Gonçalo Byrne



2008.08.28
BILHETES ESGOTADOS PARA A CONFERÊNCIA DE PETER ZUMTHOR



Os bilhetes para a Conferência de Peter Zumthor na Aula Magna, encontram-se esgotados a 10 dias da realização do evento, tendo sido vendidos um total de 1.237 bilhetes de ingresso.

Reunindo uma audiência muito diversificada, nacional e internacional, a Experimenta congratula-se com o interesse cultural demonstrado pela participação de Peter Zumthor. Partilhar, ao vivo, o pensamento e a vivência da obra de Zumthor e descobrir a profundidade do seu acervo documental constituem certamente, importantes momentos para o público português e para a missão da Experimenta.

Peter Zumthor estará em Lisboa a 6 de Setembro para dar uma conferência na Aula Magna e para a inauguração da exposição sobre a sua obra, "Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986/2007" na LX Factory.



2008.07.31
HOTEL ALTIS ACOLHE CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DA EXPERIMENTADESIGN

O Hotel Altis foi palco da apresentação à imprensa do programa da ExperimentaDesign Amsterdam 2008, a realizar na capital holandesa de 18 de Setembro a 2 de Novembro e da primeira edição do Warm-Up ExperimentaDesign Lisboa 2009, a acontecer de 5 a 7 de Setembro próximo em Lisboa.

Guta Moura Guedes salientou a importância do Hotel Altis enquanto parceiro associado da ExperimentaDesign nas acções de divulgação e acolhimento de eventos e participantes, no âmbito da sua programação em Lisboa. O Hotel Altis é um grupo hoteleiro 100% nacional que destacou de forma exemplar o trabalho de arquitectos, designers e artistas portugueses, tendo sido projectado por Daciano da Costa e conquistado pela sua singularidade um lugar à parte no panorama da hotelaria nacional.

Numa altura em que comemora 35 anos de existência, o Hotel Altis tem duas novas unidade hoteleiras de prestígio em construção – o Hotel Altis Belém e o Hotel Altis Marquês   que prometem enriquecer a paisagem arquitectónica da cidade de Lisboa.



2008.07.25
EXPERIMENTA ASSINA PROTOCOLO COM ORDEM DOS ARQUITECTOS

No passado dia 24 de Julho foi assinado um Protocolo de cooperação entre a associação Experimenta e a Ordem dos Arquitectos que contou com a presença de Guta Moura Guedes e João Rodeia, presidente da Ordem dos Arquitectos.

A cerimónia decorreu no final da conferência de imprensa de apresentação do programa da bienal ExperimentaDesign Amsterdam 2008, a realizar na cidade de Amesterdão de 18 de Setembro a 2 de Novembro e do anúncio da primeira edição do Warm-Up ExperimentaDesign Lisboa 2009 a acontecer entre 5 e 7 de Setembro deste ano e que congrega um conjunto de acções que constituem a rampa de lançamento da bienal ExperimentaDesign Lisboa 2009, em Lisboa.

Durante a sua intervenção, João Rodeia reforçou a importância deste tipo de parcerias, numa desejada abertura da Ordem dos Arquitectos à sociedade civil, com vista a «estreitar relações e a partilhar actividades nos domínios da arquitectura e do design». Numa primeira fase, esta colaboração por parte da Ordem dos Arquitectos, traduz-se num apoio institucional à exposição de "Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007" que, precisou João Rodeia "decorre, desde logo, do protagonismo da obra deste autor suíço no panorama mundial da arquitectura e da relevância óbvia desta iniciativa no contexto nacional, decerto uma das mais significativas do ano em curso" e que se enquadra no "espírito subjacente" às comemorações do Dia Mundial de Arquitectura a 6 de Outubro.
Guta Moura Guedes realçou ainda, o empenhamento demonstrado pela Ordem dos Arquitectos na concretização deste protocolo, iniciando-se um nova plataforma de colaboração no âmbito da ExperimentaDesign Lisboa 2009.



2008.07.25
ANUNCIADO À IMPRENSA PROGRAMA DA BIENAL EXPERIMENTADESIGN AMSTERDAM 2008 E WARM-UP EXPERIMENTADESIGN LISBOA 2009



Guta Moura Guedes, presidente da Associação Experimenta apresentou, no dia 24 de Julho, à imprensa o programa da bienal Experimentadesign Amsterdam 2008, a decorrer na cidade de Amesterdão de 18 de Setembro a 2 de Novembro. Com um programa desafiante e multidisciplinar que congrega exposições, intervenções urbanas, conferências e debates, o tema desta edição "Space and Place - Design the Urban Landscape" promete agitar a cidade de Amesterdão.

De seguida, foram descritos os diferentes eventos e detalhados os itinerários e iniciativas a decorrer durante um mês e meio pela cidade de Amesterdão, tendo sido feita uma breve explanação sobre os conceitos "Urban Play", "Sunday Adventure Club" e "Come To My Place", intervenções que questionam a qualidade do espaço público urbano e a sua apropriação pela sociedade.

Foi ainda anunciada a realização da "Bienal Experimentadesign Lisboa 2009" que terá lugar entre 16 de Setembro e 8 de Novembro de 2009, com o tema "It's About Time", um jogo de significados sobre a dimensão do tempo, no design e na arquitectura.

Para lançar o tema da Bienal, decorrerá nos dias 5,6 e 7 de Setembro, o evento Warm-Up ExperimentaDesign Lisboa 2009, que arranca com um programa de reuniões de reflexão e sessões públicas e culmina com a inauguração, a 6 de Setembro, da exposição "Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007", sobre a obra do arquitecto suiço Peter Zumthor que, dará ainda, uma conferência na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.



2008.07.17
EXPERIMENTA ASSINA PROTOCOLO COM A EDP - ENERGIAS DE PORTUGAL



A Associação Experimenta, responsável pela produção da bienal ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam, assinou no dia 16 de Julho, às 11 horas, um protocolo com a EDP - Energias de Portugal. S.A. O Grupo EDP passa a ser formalmente patrocinador Oficial da ExperimentaDesign Lisboa 2009, cujo tema é "It's About Time".

A cerimónia de assinatura teve lugar no Espaço da Sustentabilidade EDP, contando com a presença de Guta Moura Guedes e Mário Carneiro, da Associação Experimenta, de Jorge Cruz de Morais, Paulo Campos Costa e Ana Sofia Vinhas, do Conselho de Administração Executivo e da Direcção de Marca e Comunicação da EDP - Energias de Portugal.

Durante a sua intervenção, Guta Moura Guedes fez uma breve introdução ao tema da bienal ExperimentaDesign Lisboa 2009: "It's About Time", reforçando também a sua dimensão internacional em Amesterdão, em 2008, com uma programação dinâmica e distinta. Salientou ainda, a importância deste tipo de parcerias com os privados e a ponte que se estabelece entre a cultura e o sector económico.

Com este protocolo está encontrado o primeiro, de um conjunto restrito de patrocinadores privados, que se associam à Experimenta e nos quais esta reconhece parceiros com os quais partilha preocupações ligadas à sustentabilidade, à inovação, à educação e à formação de públicos, cujo projecto é já um marco cultural a nível nacional e internacional.



2008.06.15
THINK TANK ESTABELECE LINHAS ORIENTADORES PARA EXPERIMENTADESIGN LISBOA 2009

De 6 a 8 de Junho teve lugar em Lisboa, no Palácio Pombal, o primeiro Think Tank curatorial de preparação do programa da edição de 2009.



A reunião de trabalho contou com um grupo de convidados internacionais, entre curadores, criativos, designers e arquitectos que discutiram o futuro da Bienal no ano em que se realiza a sua primeira edição na Holanda e que retoma actividades regulares em Lisboa. Em análise esteve também o tema para 2009, "It's About Time" bem como as diferentes abordagens de que será alvo e que darão origem aos eventos-chave da programação dessa edição.
Participaram no 1º Think Tank ExperimentaDesign 2009 Ed Annink (NL), Max Bruinsma (NL), Emily Campbell (UK), João Paulo Feliciano (PT), Pedro Gadanho (PT), Emily King (UK), Jacopo Crivelli Visconti (BR) e Guta Moura Guedes (PT).

Os Think Tanks são uma componente fulcral da construção da ExperimentaDesign, sendo este o terceiro a ter lugar desde 2005. São um momento de reflexão transversal que gera massa crítica, fruto da articulação de olhares e contributos de especialistas de diferentes disciplinas. Os think tanks foram criados a partir do Corpo Crítico, um grupo de teste composto por figuras de destaque da comunidade intelectual portuguesa, convidadas a discutir e tecer críticas às propostas programáticas da Experimenta. Reunindo-se informalmente em várias sessões entre 1999 e 2003, o Corpo Crítico integrou, entre outros, Manuel Costa Cabral, Miguel Wandschneider, Luís Osório, Eduardo Prado Coelho e José Bragança de Miranda.



2008.06.11
GRANDE EXPOSIÇÃO E CONFERÊNCIA DO ARQUITECTO PETER ZUMTHOR EM LISBOA EM SETEMBRO 2008



A grande exposição "Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986/2007" é apresentada em Lisboa, de 7 de Setembro a 2 de Novembro, no espaço LX Factory.
Esta exposição é o principal evento do Warm-Up Experimentadesign Lisboa 2009, uma novidade programática que inclui o Lançamento Oficial da edição de 2009.

Trata-se da maior e mais completa mostra de sempre dedicada à obra do emblemático arquitecto suiço. Compreende 29 projectos e edifícios, 2 instalações vídeo à escala real, 6 maquetas de grande escala e um impressionante acervo documental: desenhos, esquiços, plantas e maquetas. Para além de sistematizar a sua produção mais recente, a exposição oferece um olhar único e revelador sobre o processo criativo, lógica programática e metodologia de trabalho de Peter Zumthor.

A apresentação em Lisboa é sublinhada por uma conferência de Peter Zumthor que se realiza no dia 6 de Setembro, às 17h, numa rara oportunidade de conhecer em directo e ao vivo o processo projectual deste arquitecto.


CONFERÊNCIA:
Bilhetes esgotados!

EXPOSIÇÃO:
Bilhetes à venda no local da exposição.



2008.04.17
EXPERIMENTADESIGN ANUNCIA EDIÇÃO HOLANDESA NO SALONE INTERNAZIONALE DEL MOBILE DE MILÃO

No dia 17 de Abril a Experimentadesign lançou a sua nova plataforma de trabalho Lisboa/Amsterdam com duas instalações e uma apresentação à imprensa internacional em Milão, durante o Salone Internazional del Mobile.

Conforme anunciado por Guta Moura Guedes, directora do evento, a Bienal portuguesa passa agora a ter uma dimensão internacional inédita, com a sua concretização conjunta entre Amsterdão e Lisboa, em cada uma das cidades, em anos alternados e sempre com programas distintos.

A próxima edição da Experimentadesign terá lugar em Amesterdão, de 18 de Setembro a 2 de Novembro de 2008, sob o tema "Space and Place". Segundo declarações de Guta Moura Guedes, o programa desta edição, a primeira a ter lugar fora de Lisboa, "Reflecte sobre a vivência urbana, os seus desafios e oportunidades, na perspectiva contemporânea, transversal e dialogante, que caracteriza a Experimentadesign."
No espírito da colaboração Portugal / Holanda, esta ocasião foi palco de dois projectos: a intervenção site specific Guestlove, do colectivo de designers holandeses Thonik e System 2K07, instalação de design industrial do português Miguel Rios, que integra uma performance da autoria de André Murraças, com set-up design do atelier português Pedrita. Dirigida à comunidade criativa e media internacionais, esta apresentação realizou-se no mesmo pátio do Showroom da Flos, prestigiada marca italiana de iluminação e que foi parceira da apresentação, em Corso Monforte, um espaço privilegiado da cidade de Milão. Estiveram presentes Carolien Gehrels (Vereadora da Cultura de Amesterdão) e vários representantes de instituições holandesas parceiras da Bienal, tendo as instalações ficado abertas ao público durante cinco dias.



2008.04.05
FUTURA EDIÇÃO EXPERIMENTADESIGN AMSTERDAM 2008 ACOLHIDA COM ENTUSIASMO NA CAPITAL HOLANDESA

A 3 de Abril realizou-se a apresentação oficial da Experimentadesign Amsterdam 2008, no edifício do parceiro local, Droog Design. Na presença de convidados institucionais,designers, patrocinadores, criadores e meios de comunicação holandeses e internacionais, deu-se a conhecer a próxima edição da Bienal bem como as linhas mestras do seu programa. Sob o tema "Space and Place", esta edição terá lugar em diversos espaços espalhados pela cidade de Amsterdão, entre 18 de Setembro e 2 de Novembro.
A Cerimónia foi aberta por Eymert van Manen, consultor do Amsterdam Topstaad, tendo depois Carolien Gehrels (Vereadora da Cultura de Amesterdão) proferido um efusivo discurso de boas vindas. Seguiu-se a intervenção de Guta Moura Guedes, directora da Experimentadesign, que fez uma introdução ao percurso da Bienal e enquadrou a sua futura apresentação pela primeira vez fora de Lisboa e ainda uma apresentação de Renny Ramarkers, directora da Droog Design, parceira local da Bienal na Holanda. Rosalia Vargas (Vereadora da Cultura de Lisboa) assistiu à Cerimónia como convidada oficial, que registou uma forte adesão por parte da comunidade criativa e académica holandesa.

A estreia da Bienal em Amesterdão vem na sequência do convite feito por esta cidade à Experimenta em Julho de 2007. Em colaboração com os parceiros estratégicos institucionais portugueses, articulou-se a concretização conjunta da Bienal entre Lisboa e Amesterdão, tendo por base a sua realização nas duas cidades, em anos alternados.
A exemplo da sua congénere portuguesa, a Experimentadesign Amsterdam 2008 conta com um sólido apoio dos organismos políticos e económicos holandeses, destacando-se o Município de Amesterdão e o Ministério dos Assuntos Económicos.



2008.04.05
EXPERIMENTADESIGN ASSEGURA 3 EDIÇÕES EM LISBOA:
PROTOCOLOS ASSINADOS COM PARCEIROS INSTITUCIONAIS PORTUGUESES


No passado dia 1 de Abril foram assinados os protocolos para 3 edições da Bienal Experimentadesign entre a Associação Experimenta, responsável pelo evento, e os seus parceiros estratégicos institucionais em Portugal - Câmara Municipal de Lisboa, Ministério da Economia e da Inovação e Ministério da Cultura.

A cerimónia de assinatura teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença dos representantes das instituições signatérias (Guta Moura Guedes, Directora da Experimentadesign Lisboa/Amsterdam; António Costa, Presidente da Câmara de Lisboa, José António Pinto Ribeiro, Ministro da Cultura e Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo, pelo Ministério da Economia e da Inovação), bem como dos parceiros holandeses Renny Ramakers (Directora da Droog design) e Mark de Kruijk (Director do Topstad Amsterdam).

Com o estabelecimento destes protocolos fica consolidada a base institucional da Bienal em Portugal, no seguimento do interesse manifestado pela Autarquia de Lisboa em que a Experimentadesign continuasse a ser realizada na capital portuguesa, intercalando com a sua realização em Amesterdão. Com a renovação deste compromisso institucional que tem a tem distinguido a desde a sua primeira edição em 1999 , a Bienal Experimentadesign vê reconhecida a sua importância enquanto grande plataforma de comunicação e projecção de Lisboa, Portugal e da criatividade portuguesa no panorama internacional do design, da arquitectura e da produção cultural contemporânea. A próxima edição da Bienal em Lisboa realiza-se entre 16 de Setembro e 9 de Novembro de 2009, com o tema "It's About Time".



2008.01.28
EXPERIMENTADESIGN
A BIENAL RECOMEÇA EM LISBOA E INTERNACIONALIZA-SE


Estão fechadas as negociações com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, que tornam possível o recomeço da bienal ExperimentaDesign na capital portuguesa. O protocolo, que foi aprovado em reunião do executivo autárquico no dia 23 de Janeiro, garante 3 edições consecutivas.

Para possibilitar este recomeço, estão também a ser finalizadas as minutas dos protocolos com o Ministério da Economia e da Inovação e com o Ministério da Cultura que, em conjunto com a CML, constituem a base institucional da bienal em Portugal.

Mas o regresso da bienal não terá lugar apenas em Lisboa. A ExperimentaDesign vai internacionalizar-se, passando esta marca portuguesa e este inovador evento – considerado um case-study de sucesso internacional – a acontecer também noutro país.

Após o cancelamento da 5ª edição em Lisboa - cancelamento comunicado nacional e internacionalmente em Janeiro de 2007 - a Experimenta foi formalmente convidada por Amesterdão, em Julho de 2007, para que a bienal portuguesa passasse a acontecer nessa cidade.

Perante o convite, e após António Costa ter assumido a presidência da Câmara Municipal de Lisboa, a Experimenta preferiu lançar um repto às duas cidades e aos dois países, no sentido de se desenvolver em conjunto uma colaboração internacional no âmbito da concretização da bienal ExperimentaDesign. Desafio semelhante foi apresentado ao ministro da Economia, Manuel Pinho e à ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

Após um ano de interregno da bienal e de um entusiasmante período de trabalho com as duas cidades, está neste momento definida uma plataforma entre Lisboa e Amesterdão, tendo como base a realização da ExperimentaDesign em cada uma das cidades, em anos alternados e sempre com um programa diferente.

Para este efeito, foi constituída, em Amesterdão, no dia 7 de Janeiro, a Experimenta Design Amsterdam Foundation, representante da Experimenta na Holanda. O recomeço será em Amesterdão, em Setembro de 2008 e a bienal regressa a Lisboa em 2009.

A Experimenta está convicta de que esta será uma oportunidade única para desenvolver um inovador projecto que será um exemplo de como a cultura e o design podem ser a base de um estimulante processo colaborativo entre duas cidades e dois países no actual contexto Europeu.

Lisboa, 28 de Janeiro de 2008