IMPRENSA INTERNACIONAL

"La Bienal Experimenta design 2003, que con el subtítulo de 'La creatividad y la cultura portuguesa' se inaugurará en Lisboa el próximo Septiembre, calienta motores. De momento, un camión cargado con proyectos de una selección de nuevos creadores lusos viajará por distintas capitales europeas para promocionar el evento.
(…) Los portugueses están apretando creativamente el acelerador. Les favorece la amplitud de miras que están teniendo en sus realizaciones. La exposición Voyager 03 es un claro ejemplo de cómo la instalación sonora, la creación artística y el diseño se interrelacionan cada vez más.(…)"
In El País, 5/7/2003

"Dans un mobil-home, la nouvelle création portugaise.
Du jamais vu! Depuis jeudi un mobil-home s'est installé sur le parvis du Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris.
Mais le seul itinérant sur les lieux est une exposition de design ultramoderne, strictement artistique, interdisciplinaire et complètement inédite: Voyager 03 Beyond Consumption. Bonne surprise pour les amateurs de design, habitués aux créations françaises, italiennes ou scandinaves : soudain, les Portugais sont les nouvelles stars du design. Le mobil-home conçu par Miguel Vieira Baptista, jeune star du design portugais présente une quarantaine de projets de la jeune création portugaise, dans les domaines du design, de la photographie contemporaine, de la mode, de l'architecture, du sound design, de l'installation plastique et fait partie du projet ExperimentaDesign, la Biennale internationale de Lisbonne."
In Le Figaro, 22/07/2003



IMPRENSA NACIONAL

«No dia em que a casa com rodas se instalou em frente ao Museu de Arte Moderna, em Paris, não houve quem não desse por ela. Lá dentro, uma taça a lembrar um ovo, uma mala feita de canetas de feltro, copos de água e de vinho, entre muitos outros projectos, chamavam a atenção de todos. « Os portugueses são as novas estrelas do design», escrevia o jornal Le Figaro. Uma «casa portuguesa» que funciona, para os organizadores, como «imagem possível, entre muitas outras, da actual produção cultural nacional». Algumas das peças da exposição-instalação fazem parte da colecção da marca Designwise, nascida há dois anos pela mão da associação.»
in Visão, "Forma", 11/09/03

«Quando esteve em Paris surpreendeu. Quando percorreu as estradas de Barcelona os catalães sentiram-se ultrapassados. Em Lisboa, em plena Praça do Comércio, atrai quem passa, inquieta quem a procura, desconcerta quem está habituado a tropeçar apenas na rotina do diaa- dia. A Voyager 03 é uma exposição-instalação itinerante que transporta o mais alto nível da criação nacional. Espicaça mentalidades, esbate preconceitos. Estimula e obriga a pensar. Tal como todos os projectos da Experimenta Design, já que o JN visitou, e que até ao próximo dia 2 de Novembro inundam Lisboa de criatividade e inspiração.
No antigo Terreiro do Paço algo diferente chama a atenção de dois turistas. A tez clara, o ar descontraído e um mapa meio escondido num bolso identificam-nos à distância. Aproximam-se e parecem hesitantes. Mas a primeira desconfiança é rapidamente suprida pela curiosidade. Dezenas de jovens de mochilas às costas vão passando e espreitando para aquele veículo estranho no meio da praça. Circundam-no e alguns, mais corajosos, acabam por entrar naquela carrinha, diferente em tudo. Na forma, no conceito, na diversidade de conteúdos que apresenta. Os estrangeiros perseguem-nos. À saída, ainda surpresos, sorriem. E deixam, num livro, testemunhos de admiração.»
in Jornal de Notícias, "Experimentar o que está para além do imaginável", 12/10/03

«Nas intervenções urbanas, saliente-se a presença no Terreiro do Paço da Voyager 03, o veículo de conteúdos da Experimenta, que antecipa a bienal, já estacionado em Barcelona (10 mil visitantes em 10 dias), em Paris (sete mil visitantes) e que irá ainda a Madrid antes de chegar a Lisboa para a inauguração de dia 17.»
in Público, "Bienal da ExperimentaDesign ocupa Lisboa", 06-09-2003

«Assumida como cartão de visita internacional do evento e núcleo central da Bienal, congregando numa só proposta as diversas áreas da criação portuguesa, a «Voyager 03» distancia-se das anteriores fórmulas expositivas e vai ao encontro do público sob a aparência de uma caravana, invade o seu espaço de circulação e catapulta a sua participação para o acontecimento.»
in Expresso/ Actual, "Criação e consumo do design", 13-09-2003

«O projecto Voyager 03 (que seguirá em digressão por 2004) é mais que uma exposição-instalação interactiva, funciona como embaixada da criatividade e cultura portuguesas contemporâneas, num módulo mutante e autotransportável, que se expande e integra no espaço urbano onde pára - e acolhe o público através dos projectos interdisciplinares de cerca de cinquenta criadores portugueses, que conceberam o som, a imagem, a forma e a ideia desta embaixada. Pela Europa viajaram projectos musicais e de vídeo, conceitos de arquitectura urbana como os silos de automóveis, caixas de fotografia ou peças de vestuário concebidas como equipamento da Voyager 03. Mas também transporta objectos de design industrial (como os da Vista Alegre ou de novos patrocinadores) ou outros concebidos como expressão do alheamento consumista da sociedade contemporânea. E é desde logo aqui que se lança o tema desta terceira bienal, espaço para revelar e incentivar a criação portuguesa na mais ampla noção de design: "para além do consumo", um desafio para a criação de peças, projectos ou instalações, que reflictam as questões "em torno de quem usa, consome e experimenta".»
in Jornal Notícias/ Magazine, "Experimenta: o design volta à cidade", 14-09-2003

«A Voyager 03, o veículo da bienal, que passou por Barcelona, rumou a Paris e está a chegar de Madrid directa à Praça do Comércio, mostra, num ambiente urbano de grande afluência e simbolismo, o que os mais jovens criadores portugueses estão a produzir em torno da ideia de consumo. Um verdadeiro "road-show" de ideias.»
in Jornal Negócios, "Experimenta Design 2003 abre as portas quarta-feira", 15-09-2003

«E para «promover a imagem da criação mais contemporânea que se faz em Portugal» apostou-se na «Voyager», um projecto que envolve trabalhos de 40 criadores portugueses em áreas como o Design, a Arquitectura, a Música, o Vídeo ou as Artes Plásticas, «O nosso trabalho passa pela promoção da criatividade e da cultura portuguesa no estrangeiro» - adianta Guta Moura Guedes. « investimos num conceito invulgar e desenvolvemos um projecto que pudesse ficar no meio da rua. Porque quisemos levar a Cultura não só aos interessados, mas aos que passam e podem ser seduzidos por aquele aparelho que está no meio da praça». Em Barcelona, a «Voyager» seduziu 10 mil visitantes em dez dias, em Paris, sete mil. E depois de uma escala em Madrid, aterra hoje no Terreiro do Paço.»
in Jornal de Letras, "O design sai à rua", 17-09-2003

«O projecto foi coroado de êxito, quer pela qualidade dos eventos apresentados (...). O impacte da bienal foi considerável, quer junto do grande público que afluiu aos eventos quer, sobretudo, junto da crítica internacional: do japão ao Canadá, a imprensa da especialidade referiu-se-lhe largamente, não poupando merecidos elogios e destacando Portugal como um destino finalmente incluido na rota do «design» internacional.»
In Espaços, Jan. 2004

«3ª edição da Bienal está a estimular a interacção do design com a Indústria.
Design, design e mais design. Durante 45 dias, Lisboa respirou peças únicas e uma mão cheia de exposições. Foram 325 participantes, 24 eventos, em 22 espaços. A Experimentadesign2003 (...) já se consolidou como a Bienal de Design de Lisboa, e está agora na fase de internacionalização.»
In Prémio, Out. 2003

Experimentar o que está para além do imaginável.
«Estimula e obriga a pensar. Tal como todos os projectos da Experimentadesign, e que até ao próximo dia 2 de novembro inundam Lisboa de criatividade e inspiração.»
In Jornal de Notícias, 12 Out. 2003