EXPERIMENTADESIGN E VERITAS
A experimentadesign e a Veritas celebram uma parceria que vem aliar a actividade da Veritas - leiloeira internacional, criada por um grupo de especialistas com longos anos de experiência nacional e internacional no mercado da Arte, e que assume a partir deste momento uma posição de destaque na área do design - com o vasto know-how da experimentadesign, resultando numa nova abordagem às temáticas ligadas ao design e ao investimento e coleccionismo.
Tendo em conta a sua vocação no campo da pesquisa e da disponibilização de informação e conhecimento a experimentadesign propôs criar e coordenar um
Conselho Consultivo Internacional que dará um enquadramento estratégico ao trabalho da Veritas e propôs ainda a criação de uma série de debates sobre a temática do design, do coleccionismo, das edições limitadas, das edições em série, em ligação com os leilões.
DESIGN DEBATES
DESIGN, INVESTIMENTO E COLECCIONISMO
27 DE MAIO, 2013
CONVENTO DA TRINDADE
18H30
Alexander von Vegesack (DE)
Paulo Parra (PT)
Luís Royal (PT)
Walter Bettens (BE)
Guta Moura Guedes (PT)
Rua Nova da Trindade 20, Lisboa
Entrada livre, sujeita à lotação da sala e reserva prévia através
do email
tickets@experimentadesign.pt
O primeiro debate tem já lugar no dia 27 de Maio e traz a Lisboa uma figura incontornável do mundo do design, Alexander von Vegesack, coleccionador alemão, director-fundador do Vitra Design Museum e Presidente do Domaine de Boisbuchet. Inclui ainda os portugueses Paulo Parra, professor, designer e coleccionador, e Luis Royal, investigador e crítico de design. O Debate será coordenado por Guta Moura Guedes, presidente da experimentadesign e conta com a participação de Walter Bettens, editor da DAMnº Magazine, como agente provocador.
O debate antecede a abertura da exposição das peças do leilão, que estará aberta ao público de 28 de Maio a 3 de Junho na Veritas.
O leilão terá lugar no dia 4 de Junho, às 21:00 na Veritas.
Mais informações em
www.veritasleiloes.com
CONSELHO CONSULTIVO INTERNACIONAL
ADÉLIA BORGES
Brasil
Licenciada em Jornalismo pela ECA-USP, Adélia Borges exerce uma actividade profissional estruturada em três eixos: escrita, exposições e palestras. Na área da imprensa passou pela Fundação Carlos Chagas, TV Globo e a TV Cultura. Foi Directora de Edição da Revista Design e Interiores e Editora de Design da Gazeta Mercantil, tendo contribuído para várias outras publicações como a Bravo, Casa Vogue, Exame, Projecto Design, Arc Design, Interni entre outras. Na área da gestão cultural tem realizado várias exposições e projectos culturais. Dirigiu o Museu da Casa Brasileira em São Paulo, coordenou o projecto conceptual do Pavilhão das Culturas Brasileiras, sendo que também integra vários concelhos de instituições culturais, comités diversos e júris de premiação de design no Brazil e internacionalmente.
Adélia Borges é também professora de história do design na Fundação Armando Alvares Penteado e na Escola São Paulo, apresentando palestras com frequência pelo mundo fora. Numa perspectiva empresarial, dirige a sua empresa, Borges Comunicação Ltda, executando serviços para um leque variado de clientes.
GUTA MOURA GUEDES
Portugal
Guta Moura Guedes é co-fundadora da associação sem fins lucrativos "Experimenta", criada em Lisboa em 1998, da qual é Presidente desde 2000. Tem-se dedicado à direcção e programação da Bienal EXD, da qual tem sido Directora desde 1999. Tem sido responsável ou co-responsável pelo desenvolvimento curatorial dos projectos promovidos pela Experimenta desde a sua criação, tal como pela gestão de relações institucionais e internacionais, comunicação e desenvolvimento estratégico. Activamente presente na esfera de design internacional como curadora, directora criativa, estratega e pensadora, Guta Moura Guedes integra ou tem integrado vários comités e painéis de júri prestigiados internacionalmente, incluindo o Advisory Board da Fondazione Bisazza, o Advisory Committee da Torino 2008 World Design Capital, o Curry Stone Design Prize e o Hermès Design Prize.
Os seus artigos e ensaios sobre design, cultura e comunicação têm sido publicados em Portugal e no estrangeiro. Foi consultora de comunicação para o Departamento de Música da Fundação Gulbenkian, Assessora do Administrador-Delegado da Fundação Casa da Música na área de Comunicação, Marketing, Design e Desenvolvimento e exerceu o cargo de Administradora da Fundação Centro Cultural de Belém, nomeada pelo Governo Português. Em 2005 foi distinguida pela Ordre de Chevalier des Arts et des Lettres.
www.gutamouraguedes.com
MARIA CRISTINA DIDERO
Itália
Maria Cristina Didero é uma profissional do design que tem colaborado com o Vitra Design Museum em Weil am Rhein (Alemanha) por mais de uma década. Em 2011 foi nomeada Directora da Fondazione Bisazza em Vicenza (Itália) onde tem apresentado exposições de J. Pawson, A. Levy e R. Meier. Também curadora independente, Maria Cristina Didero tem executado projectos para várias instituições internacionais, sendo que a próxima inaugura na Deste Foundation em Atenas a 2 de Junho, sob o nome The System of Objects e com co-curadoria de Andreas Angelidakis. Tem contribuído para várias publicações internacionais de design e lifestyle, entre as quais a Domus e a Vogue Casa.
ALEXANDER VON VEGESACK
Alemanha
Curador independente e colecionador de design industrial de mobiliário, Alexander von Vegesack estabeleceu o Museu Thonet em Boppard am Rhein e tem aconselhado vários museus internacionais na aquisição de peças de design. Tem organizado exposições em Paris para o Centre Georges Pompidou e também para a inauguração do Musée d'Orsay. Estabeleceu o Vitra Design Museum, onde foi Director Fundador até 2011. A coleção privada de von Vegesack foi exposta pela primeira vez em 1993 na exposição "Miroir d'un Collection" no Centre Georges Pompidou. Em Março de 2008 a Pinacoteca Giovanni e Marella Agnelli apresentou uma nova exposição sobre esta coleção em Turim.
Desde 2011, tem trabalhado e investido na sua instituição, o Domaine de Boisbuchet, que tem ganho uma reputação internacional como centro educativo. O Estado Francês atribuiu a esta organização sem fins lucrativos o titulo de "Pole d'excellence rurale" e continua a financiar a sua expansão. Alexander von Vegesack foi membro da Fonds National d'Art Contemporain, é Oficial da Ordre des Arts et des Lettres e detém a Ordem de Mérito Federal da Alemanha.
LUÍS ROYAL
Portugal
Luís Royal (n. 1974) licenciou-se em Design Industrial no IADE. Após uma incursão pela indústria dos vidros, na Marinha Grande, muda-se para Lisboa onde aplica o seu know how de designer e se dedica a pensar e a descobrir novos universos para a cultura material. É desde 2002 director criativo na BÁ Studio. A par deste trabalho dedica-se à investigação e escrita, tendo colaborado desde 1999 em meios de comunicação social, chegando a ser colaborador periódico dos jornais O Independente e OJE e das revistas MID e Blue Design. Estas incursões permitem-lhe uma visão abrangente das actuações a que se dedica hoje o design.
Actualmente desenvolve uma tese de mestrado na FCSH da Universidade Nova, onde investiga os meios que tornam o design coleccionável e em objecto de museu. Acredita no potencial desta disciplina criativa, mas acredita sobretudo nos fenómenos sociais e psicológicos que a motivam. A maioria das suas incursões acabam por ser resultantes deste interesse.
PAULO PARRA
Portugal
Paulo Parra é Doutorado em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde Coordena a Área de Design de Equipamento. Foi Director do Curso de Design da Universidade de Évora, e Coordenador de Design Industrial do IADE e da ESAD.
Tem desenvolvido projectos nas áreas de Strategy e Trend Design, Communication, Interface e Product Design, Transportation e Architectural Design. O seu trabalho tem sido distinguido na área da Inovação em Design por empresas como a Vista Alegre, Sonae, Arflex, LG Electronics e Sony, sendo que tem também ganho vários prémios internacionais. Designer Convidado da N.C.S./Neumeister Design e fundador da Paulo Parra Design, foi consultor em Design e Sustentabilidade em instituições como o INETI, INEGI e SusDesign. Publicou obras e artigos sobre Projecto e História do Design e constituiu ainda a Colecção Paulo Parra, acervo de importância histórica com um núcleo com mais de 2500 peças de Design Industrial, assim como um núcleo de 500 peças de Design Nacional. Integrou exposições em vários países da Europa, Ásia e América e esteve ainda representado em 2008 na Expo de Saragoça, através de convite do Pavilhão de Portugal.
BIOGRAFIAS DEBATES
WALTER BETTENS
Bélgica
Walter Bettens é co-fundador e editor da DAMnº - revista independente sobre cultura contemporânea – distribuída internacionalmente. Desde o seu lançamento, a DAMnº tem proporcionado perspectivas e percepções de mente aberta aos universos permutáveis do design, arquitectura e arte. Através da plataforma DAMnation, tem participado activamente em debates, exposições e em outras publicações.