( experimentadesign )



ABOUT US
BIENAL EXD
CULTURA
BUSINESS & CONSULTING
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO


ENGLISH


NEWSLETTER
CENTRO DE IMPRENSA
GALERIAS FOTOGRÁFICAS

facebook/ twitter/ flickr/ vimeo/ linkedin/
CULTURA


A experimentadesign tem uma forte acção cultural, numa óptica de serviço público, centrada no design, cultura de projecto e na criatividade enquanto vectores de desenvolvimento socioeconómico da sociedade.

Esta é a missão da experimentadesign, associação cultural sem fins lucrativos, desde a sua génese, em 1998. Actuando no sentido da democratização do conhecimento e da partilha, procura não apenas disponibilizar informação como também evidenciar acessos e mediar trocas no território alargado da cultura contemporânea.

Numa óptica de serviço à sociedade no seu todo e de estímulo à capacidade crítica, produtiva e criativa portuguesa e internacional, a experimentadesign concebe, produz e apresenta conteúdos culturais originais, em vários formatos: exposições, workshops, seminários e conferências. De carácter maioritariamente gratuito, estes eventos são pontuais ou regulares, como no caso do seu principal evento, a bienal EXD.

Actuando como plataforma internacional de geração e difusão de conhecimento, a experimentadesign envolve e dinamiza um vasto conjunto de interlocutores, promovendo o diálogo entre criadores, teóricos, académicos, empresários, políticos, governantes, estudantes e o público em geral.



CONTACTE-NOS:
cultura@experimentadesign.pt


PORTFOLIO


MUSA


ler
MUSA
Projeto

2020


O programa MUSA termina com um evento em Bruxelas no dia 12 de Outubro de 2022. Uma celebração do trabalho realizado entre Itália, Portugal e França e uma ocasião para discutir as oportunidades oferecidas nas áreas da educação, música, património cultural e criação contemporânea.



DFFWAC


website
DFFWAC
Programa

2020
Lisboa

A Design Foundation for Women and Crafts é um novo grande programa na área do design, inovação social e sustentabilidade criado pela experimentadesign. Tem como principal missão contribuir para o reforço, preservação e continuidade de núcleos nacionais e internacionais de artesanato desenvolvido por mulheres através da introdução de estratégias associadas à disciplina do design. O programa vai implementar um conjunto de projectos dedicados à inovação e preservação do saber manual e ao reforço da coesão social das comunidades que o praticam.



EXD'17


ler
HANS ULRICH OBRIST
Manifesto

19.06.2020


Num momento em que o planeta enfrenta alterações profundamente negativas provocadas pela pandemia Covid-19, o apoio sistémico, expressivo e forte ao sector cultural constitui-se da maior importância.

A experimentadesign tomou assim a iniciativa pro-bono de traduzir para português e de divulgar o manifesto de Hans Ulrich Obrist (HUO), publicado pela primeira vez a 5 de Maio de 2020, como forma de subscrever as propostas apresentadas neste documento e de, também, contribuir para a sua disseminação nos países de língua portuguesa.



EXD'17
BEFORE & BEYOND

Bienal

30.09.2017
Lisboa

Sob o tema BEFORE & BEYOND, a EXD'17 foi a última edição da Bienal. Abordou os temas das edições anteriores, tomando-os não só como memória, mas também dirigindo-os para novas reflexões, no presente e no futuro. Neste ano apresentou um formato especial, centrado nas Conferências de Lisboa. Houve ainda o lançamento do livro “experimentadesign 1999-2017”, a projecção audio-visual Inside e a exposição Drawing in Stone, integrando o trabalho de 24 participantes internacionais.



experimentadesign 1999–2017


comprar
EXPERIMENTADESIGN 1999–2017

Livro

2017
Lisboa

O livro “experimentadesign 1999–2017” revisita as edições passadas da Bienal e os seus momentos mais importantes. Bilingue, em português e inglês, conta com mais de 400 páginas, onde se faz uma análise visual e transversal deste motor de desenvolvimento cultural e criativo, que incutiu uma nova dinâmica à cultura de projecto contemporânea internacional, a partir de Lisboa, em particular, mas também de outras cidades.

É uma viagem que atravessa todos os marcos importantes da história deste evento, passando por todas as edições e os seus respectivos temas, constituindo-se como um arquivo que compila as principais referências de todas as edições da Bienal — nas diferentes cidades em que passou — e também da Voyager e Warm-Up.



EXD'15/Lisboa/Porto/Matosinhos
AS FAR AS THE MIND CAN SEE

Bienal

12.11.2015 — 20.12.2015
Lisboa, Porto, Matosinhos

Em 2015, o tema da oitava edição da Bienal de design, arquitectura e criatividade contemporânea foi As Far As The Mind Can See, num convite à reflexão sobre a relação entre a mente, o indivíduo e a criatividade. A programação dividiu-se entre Lisboa, Porto e Matosinhos, trazendo autores internacionais protagonistas nas suas áreas, e reunindo um conjunto de trabalhos que abordam as várias dimensões do tema, na perspectiva da cultura contemporânea. Foram 45 eventos que reuniram os trabalhos de 268 participantes de 21 países.



EXD'13/Lisboa
NO BORDERS

Bienal

07.11.2013 — 22.12.2013
Lisboa

Sétima edição da Bienal de design, arquitectura e criatividade contemporânea. Em 2013 o tema da Bienal foi No Borders, reflectindo sobre a expansão de fronteiras e o ultrapassar de obstáculos. A cidade de Lisboa acolheu 70 eventos e foram apresentados os trabalhos de 92 participantes de 25 países, em 40 espaços programados.



19 CORES

Exposição

13.06.2013 — 15.08.2013
Jardim das Amoreiras
Lisboa

19 Cores foi uma intervenção pro bono da experimentadesign para comemorar os 105 anos de aniversário de Maria Helena Vieira da Silva. Em resposta ao convite da Fundação Arpad Szenes/Vieira da Silva, foi concebida uma intervenção no Jardim das Amoreiras, a partir das palavras da artista e relembrando o seu texto Testamento.



PUREZA

Projecto, Exposição

13.12.2012 — 13.01.2013
Convento da Trindade
Lisboa

Em 2012, ocasião dos 160 anos da Água de Luso, marca da Central de Cervejas, a experimentadesign comissariou, pro-bono, um projecto de acção social, conferindo à celebração uma dimensão solidária que se cruzou com a criatividade nacional.
Foram convidados 8 autores para efectuarem uma interpretação livre do património simbólico e histórico da Luso, produzindo uma peça ou uma série limitada de peças, cuja venda reverteu para uma das principais iniciativas da Abraço, a "Prevenção Nacional em Meio Escolar".

As peças originais criadas pelos arquitectos Álvaro Siza e João Luís Carrilho da Graça, pelos designers industriais Fernando Brízio e Miguel Vieira Baptista, pelos artistas plásticos Joana Vasconcelos e João Louro e pelos designers gráficos Jorge Silva e Ricardo Mealha foram apresentadas numa exposição no Convento da Trindade e colocadas à venda durante a inauguração no dia 13 de Dezembro de 2012. Os fundos destinaram-se à Abraço para apoio da sua acção de prevenção da Sida nas escolas nacionais.

O nome do projecto teve origem na escultura em bronze "Pureza", encomendada ao Mestre João da Silva e que está localizada no frontespício da Buvette das Termas de Luso. A sua imagem é utilizada pela Água de Luso como parte da sua marca desde 1938.



1º Simpósio de Economia Criativa

Simpósio

13.11.2011 — 14.11.2011
Antigo Tribunal da Boa-Hora
Lisboa

O termo Economia Criativa ainda é relativamente recente, mas seu significado e impacto nas empresas já é sentido e previsto para os próximos anos. Ao transpormos a primeira década do século XXI, transparece a urgência de analisar as possibilidades da Economia Criativa, as suas especificidades e pensar novas abordagens a problemas antigos e emergentes. Assim, a experimentadesign concebeu e lançou este ciclo de simpósios no âmbito da EXD'11/LISBOA com vista a impulsionar, num primeiro momento, a capacidade de iniciativa e o empreendedorismo nacionais e a economia portuguesa no seu todo. Num segundo momento, o objectivo é realizar esta iniciativa noutros contextos geográficos, transpondo as dinâmicas e orientando as temáticas, numa costumização do programa de acordo com os seus destinatários.

A primeira edição deste ciclo de simpósios contou com a colaboração da Embaixada do Reino Unido em Portugal e Trade & Investments UK, centrando-se no trabalho realizado em diferentes áreas da Economia Criativa em 3 países: Brasil, Reino Unido e Portugal.



EXD'11/Lisboa
USELESS

Bienal

28.09.2011 — 27.11.2011
Lisboa

Sexta edição da Bienal de design, arquitectura e criatividade contemporânea.
Realizando-se em Lisboa desde 1999, a Bienal envolve uma rede mundial de agentes dos mais diversos sectores, promovendo o design, a inovação e a cultura de projecto enquanto vectores de desenvolvimento sustentável a todos os níveis. Sob o tema Useless, a EXD'11/Lisboa contou com 164 participantes de 18 países, num programa de 132 eventos, entre 25 nucleares, 60 tangenciais e 47 educativos.



Don't Look Back
Fernando Brízio: Desenho Habitado

Exposição

28.09.2011 — 27.11.2011
Convento da Trindade *
Lisboa

A série programática Don't Look Back tem por principal objectivo celebrar e dar a conhecer em profundidade o trabalho de alguns dos mais importantes designers contemporâneos.

Fernando Brízio: Desenho Habitado constitui a primeira retrospectiva do mais conhecido designer português da actualidade. A sua produção consistente e conscientemente trabalhada, exposta e publicada nacional e internacionalmente, assenta na relação desafiante entre objecto e utilizador e na criação de projectos multidimensionais que não se esgotam numa única função ou leitura.

A exposição integra múltiplos formatos como animações, desenhos originais, catálogos, fotografias, maquetas e, claro, objectos: desde projectos de faculdade e trabalhos únicos nunca antes mostrados até exemplos de cenografia assim como as suas peças emblemáticas que foram capa das principais revistas de design de todo o mundo.

Com curadoria da experimentadesign, esta exposição é fruto de um trabalho de investigação em torno de uma das figuras mais emblemáticas da produção cultural portuguesa contemporânea, prevendo-se a sua itinerância internacional.



Welcome — Cartografias do Processo


Welcome
CARTOGRAFIAS DO PROCESSO

Exposição

19.08.2011 — 27.11.2011
Palácio Quintela *
Lisboa

Welcome é um ciclo de exposições programado pela experimentadesign que destaca a vitalidade de agentes e espaços culturais a operar fora da capital portuguesa e o seu papel no estímulo à criatividade e produção na área do design.

O segundo evento deste ciclo trouxe a exposição colectiva de design de comunicação comissariada por R2 com André Tavares e organizada pela Associação Dados Favoritos do Porto, onde foi primeiramente apresentada.

Um conjunto de representações gráficas que constituem mapas visuais com referências, técnicas e influências pessoais, manifestando diferentes reflexões sobre o processo criativo. Ao todo, foram mostrados 60 cartazes assinados por personalidades mundiais do design, como Paula Scher ou Stefan Sagmeister.



Welcome — Mobiletos + Meros Objectos?


Welcome
MOBILETOS + MEROS OBJECTOS?

Exposição

21.07.2011 — 14.08.2011
Palácio Quintela *
Lisboa

A primeira edição de Welcome, ciclo de exposições programado pela experimentadesign onde são convidados eventos apresentados por outros agentes culturais fora da capital portuguesa, iniciou-se com duas exposições de design de produto comissariadas e estreadas na Show Me - design & art gallery de Braga no início de 2011.

Foram apresentados os projectos Mobiletos de Studio Pedrita e Meros Objectos? de Gonçalo Campos.



ORDEM DE COMPRA
Exemplos de sucesso no design e na indústria portugueses

Exposição

26.03.2011 — 03.07.2011
Palácio Quintela *
Lisboa

Celebrando a dinâmica do design pensado e produzido pela indústria portuguesa e a sua importância para a economia nacional, esta exposição reuniu cerca de duas centenas de exemplos de sucesso vindos de 75 empresas, em sectores de referência como a porcelana, o vidro, a cortiça e o calçado, bem como novos produtos que fazem uso das mais avançadas tecnologias, destinados a nichos de mercado ou à exportação.

A linha curatorial optou pela abrangência territorial aliada à transversalidade própria do design industrial. Para além do carimbo "Thought and Made in Portugal", os critérios orientadores da selecção foram a disponibilidade efectiva no mercado nacional ou internacional, a sua recente concepção, comercialização e o seu desempenho comercial.



Display:
Objects, Buildings and Space

Exposição

17.12.2010 — 30.01.2011
Palácio Quintela *
Lisboa

Esta exposição inaugurou o ciclo programático "Display:" que tem como ponto de partida o convite da experimentadesign a interlocutores culturais, nacionais e internacionais das mais variadas áreas criativas para responderem a um desafio temático.

Objects, Buildings and Space foi uma exposição sobre a relação entre a arte e o espaço, os objectos e os edifícios. Seis galerias de Lisboa foram convidadas a pensar sobre este tema e a propor um conjunto de obras de entre os artistas com quem trabalham.

Galerias convidadas: Baginski Galeria/Projectos; Galeria Filomena Soares, MARZ Galeria, Cristina Guerra Contemporary Art, Galeria Graça Brandão, Vera Cortes Art Agency.



Revolution 99-09

Exposição

17.06.2010 — 05.09.2010
Palácio Quintela *
Lisboa

A experimentadesign apresentou a primeira grande retrospectiva sobre design português nas áreas de design gráfico e de produto, reunindo cerca de 190 projectos de mais de 70 designers e estúdios. Uma visão da produção nacional deste período de 10 anos através de um acervo que ultrapassou as 400 peças.

Revolution 99-09 propôs uma perspectiva curatorial específica e não exaustiva, combinando duas vertentes distintas no itinerário expositivo. Na área do design de produto, e através de uma diversidade de tipologias, materiais e escalas, mostram peças únicas, edições limitadas ou peças destinadas à produção em série para o grande público. No design gráfico, Revolution 99-09, que não incluiu o trabalho realizado por agências de publicidade, centrou-se em designers mais experimentalistas que assumem uma postura francamente autoral e com uma forte ligação ao círcuito cultural.



EXD'09/Lisboa
IT'S ABOUT TIME

Bienal

09.09.2009 — 08.11.2009
Lisboa

Quinta edição da Bienal de design, arquitectura e criatividade contemporânea. A edição de 2009 da EXD lançou um olhar sobre os múltiplos impactos do tempo no design, arquitectura e práticas criativas contemporâneas, e como estas podem, por seu turno, contribuir para a formulação de novas definições de urgência, velocidade e desaceleração. A EXD'09/LISBOA apresentou 127 eventos que contaram com a participação de 287 criativos de 28 países.



EXD'08/Amsterdam
Space and place

Bienal

18.09.2008 — 02.11.2008
Amsterdam

Em 2008 a internacionalização da Bienal conheceu uma nova etapa. Pela primeira vez, realizou-se noutra capital europeia, Amesterdão, fruto do convite directo da Câmara Municipal da cidade e uma parceria com a DroogDesign.

Sob o tema Space and Place, integrou 33 eventos, num total de 65 participantes, dialogando de uma forma única com a capital holandesa, tal como acontece em Lisboa.

Numa reflexão sobre espaço público, identidade, pertença e partilha na vivência urbana colectiva do quotidiano, EXD'08/AMSTERDAM teve no Droog Event 2: Urban Play a âncora do seu programa. Dezoito intervenções urbanas de criadores de renome formaram um percurso ao longo da margem do rio, propondo interacções lúdicas entre os cidadãos e a cidade.



EXD'09/Lisboa Warm-Up
Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007

Exposição, Conferência

06.09.2008 — 02.11.2008
LX Factory + Aula Magna
Lisboa

O Warm-Up marcou o lançamento oficial da Bienal de 2009. Com um programa de elevadíssima qualidade e impacto mediático, foi desenhado para lançar o tema da EXD'09 com um ano de antecedência, procurando envolver o maior número possível de pessoas na sua discussão.

Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007
Apresentação da primeira grande exposição deste arquitecto suíço. Para além de explorar a obra notável de Zumthor, a exposição lançou o tema "It's About Time" de uma forma incisiva, pluridimensional e em sintonia com as grandes linhas de discussão e questionamento da cultura actual. A exposição foi desenvolvida numa profunda colaboração com o próprio arquitecto e o Kunsthaus Bregenz, durante cerca de dois anos, tendo sido apenas apresentada em Bregenz e em Lisboa.

Conferência
Para assinalar a inauguração da exposição, o arquitecto Peter Zumthor protagonizou uma rara conferência que esgotou a lotação da Aula Magna de Lisboa para uma audiência de 1.652 pessoas.



Catalysts!


website
Catalysts!
the cultural force of communication design

Exposição

2006
Museum voor Communicatie
Haia

Apresentação no Museu das Comunicações de Haia desta exposição estreada na Bienal de 2005. Um projecto de colaboração que reuniu designers de todo o mundo, Catalysts! abordou a relevância e o impacto do design de comunicação na cultura contemporânea e as linguagens visuais que constituem o novo léxico da percepção colectiva. Catalysts! sublinhou a diversidade desta cultura simbólica, numa exposição composta por seis núcleos temáticos com desenhos distintos da autoria de outros tantos designers da actualidade.



EXD'05/Lisboa


website
EXD'05/Lisboa
O Meio é Matéria

Bienal

15.09.2005 — 30.10.2005
Lisboa

A 4ª edição da Bienal focou os objectos comunicativos, o meio e as matérias de transmissão perceptíveis no intervalo que se encontra entre quem cria e quem recebe, na importância da mensagem bem como do próprio processo de interacção enquanto gerador de conteúdo e significado. Esta edição integrou 18 eventos e 226 participantes, recebendo 101.234 visitantes. Entre os eventos mais emblemáticos da EXD'05 contou-se a intervenção urbana do designer Stefan Sagmeister, parte do seu projecto em desenvolvimento "Things I have learned in my life so far…", que tem vindo a ser apresentado um pouco por todo o mundo.



Bright Minds, Beautiful Ideas


exd'03
website
Bright Minds, Beautiful Ideas
O ENTENDIMENTO E O PRAZER DO DESIGN NO TRABALHO DE 4 DESIGNERS PARADIGMÁTICOS

Exposição

25.09.2004 — 05.12.2004
Kunsthal Rotterdam
Roterdão

A exposição "Bright Minds, Beautiful Ideas" reuniu os mundos criativos de dois importantes designers clássicos - o italiano Bruno Munari e o casal americano Charles e Ray Eames - e dois contemporâneos - o espanhol Martí Guixé e o holandês Jurgen Bey.

Estreada na EXD'03/LISBOA foi apresentada na Holanda com o apoio da Mondriaan Foundation. Projecto inspirado no processo criativo do design enquanto cruzamento multidisciplinar, a exposição foi inaugurada em Roterdão pela presidente da experimentadesign e pelo director da Fundação Premsela para o Design Holandês.



Voyager-03
CRIATIVIDADE E CULTURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA

Módulo Expositivo Itinerante

03.07.2003 — 02.11.2003
Barcelona, Paris, Madrid, Lisboa

O módulo expositivo itinerante de criatividade portuguesa Voyager 03 trabalhou sobre a noção de movimento, de deslocação, de espaço aberto, de tempo e de rapidez.

Mantendo a sua ideia original de showcase da criatividade contemporânea portuguesa, iniciada com a Voyager 01, foi criado em 2003 um novo formato expositivo e uma forte imagem. Percorrendo as estradas europeias numa mobilidade e independência sem igual, a V03 teve uma digressão internacional - Barcelona (em frente ao MACBA), Paris (em frente ao Palais Tokyo e ao Musée d'Art Contemporain), Madrid (em frente ao Reina Sofia) - antes de ser apresentada em Lisboa na Bienal EXD'03, de Setembro a Novembro de 2003, em plena Praça do Comércio.


Voyager-03
DIGRESSÃO NACIONAL

14.03.2004 — 19.12.2004
Viseu, Torres Vedras, Bragança, Albufeira, Ponta Delgada, Coimbra, São João da Madeira, Leiria

Motivada pelo desejo de levar este projecto ao maior número possível de pessoas em Portugal, promovendo a divulgação descentralizada do design e da criatividade, a experimentadesign tomou a iniciativa de organizar uma digressão nacional da Voyager 03, angariando para tal o apoio do Ministério da Cultura/Instituto das Artes, da Galp e das várias cidades que a receberam.

Naquela que terá sido uma das mais fortes e expressivas acções de descentralização em Portugal na área da cultura contemporânea, em 2004, a Voyager passou por oito cidades do país, de Bragança a Ponta Delgada, levando consigo propostas de 50 criadores nas áreas da arquitectura, artes plásticas, fotografia, design gráfico, design industrial, design de moda, design de produto, vídeo e música, com um programa de acções culturais paralelas.

Em 2005 a Voyager fez mais duas digressões internacionais, a Estrasburgo e a Praga, tendo sido actualizados conteúdos e imagem.




EXD'03/Lisboa


website
EXD'03/Lisboa
Para Além do Consumo

Bienal

17.09.2003 — 02.11.2003
Lisboa

Dedicada ao tema "Para Além do Consumo", o programa da EXD'03 Lisboa reflectiu sobre questões prementes da actualidade da produção material e cultural: Que ideias e criações reflectem hoje as aspirações e necessidades dos consumidores? Entendemos de facto as experiências que perfazem o consumo e o uso do design, do cinema, da música, da comida ou da arquitectura? Reflectimos sobre as possibilidades e problemas que estas experiências nos colocam? Como ir mais longe com a ideia de consumo? Até que ponto é que designers e criativos integram estas questões na sua prática? E os utilizadores? Que consciência têm destes tópicos?

A terceira edição Bienal listou 376 participantes em 27 eventos (17 nucleares e 10 tangenciais).



Design Português


Design Português

Exposição

2002
Bienal de Saint-Étienne
Saint-Étienne

A experimentadesign foi convidada pela Biennale de Saint-Étienne a apresentar uma exposição de design português contemporâneo na segunda edição deste evento de design francês tendo efectuado uma selecção curatorial especifica para o efeito.



Fabrica Features


Fabrica Features

Programação Cultural

2001 — 2002
Fabrica Features, Benetton Chiado
Lisboa

Parceria com a Fabrica, o laboratório de comunicação da Benetton, que se traduziu na co-curadoria da programação regular do espaço Fabrica Features em Lisboa (megastore United Colors of Benetton).



EXD'01/Lisboa


website
EXD'01/Lisboa
Modus Operandi

Bienal

16.09.2001 — 31.10.2001
Lisboa

A segunda edição da Bienal reflectiu sobre os modos e processos específicos de produção projectual, sobre a influência das novas tecnologias e emergência de novos territórios de intersecção entre disciplinas, a par de um olhar crítico sobre modos de fazer históricos ou instituídos.

Cento e oitenta criadores, teóricos e opinion makers participaram em 26 eventos (20 nucleares e 6 tangenciais). Especial destaque ao EXD Magazine, programa televisivo concebido pela EXD01, que passou semanalmente na RTP2 durante a Bienal, tendo sido visto por 790.000 telespectadores.



Portuguese Design 2000


Portuguese Design 2000

Exposição

2000
Salone del Mobile
Milão

A experimentadesign participou no Salone del Mobile di Milano onde apresentou a exposição de design português Portuguese Design 2000.



TUG


TUG

Exposição, Instalação

2000
Big Torino
Turim

Exposição de design português comissariada pela experimentadesign apresentada na Bienal Internacional de Criatividade "Big Torino" a convite da organização.



EXD'99/Lisboa


website
EXD'99/Lisboa
Intersecções do e no Design

Bienal

12.09.1999 — 16.10.1999
Lisboa

A primeira edição da EXD reuniu 150 participantes nacionais e estrangeiros num total de 14 eventos. Lançando as bases daquele que seria o seu desenho e modelo de funcionamento, o programa da EXD'99 apresentou exposições, conferências, workshops, um ciclo de cinema e um evento mixmédia em diferentes locais espalhados por Lisboa. A Bienal EXD instituiu assim em Lisboa uma nova plataforma de reflexão crítica em torno do design e das disciplinas de projecto, galvanizando estudantes e profissionais portugueses bem como teóricos e criadores estrangeiros.



Experimentáveis ou experimentais?


Experimentáveis ou experimentais?

Exposição

1999
Primavera del Disseny
Barcelona

Exposição de design de produto português apresentada no evento Primavera del Disseny, no âmbito da promoção da EXD99, efectuada em colaboração com o ICEP.



Metamax + Sweet Revolution


Metamax + Sweet Revolution

Exposição

1999
Salone del mobile
Milão

Apresentação no Salone del mobile di Milano da exposição de design de produto português "Metamax" e do projecto audiovisual "Sometimes it Is", no âmbito da divulgação da EXD'99 e do design e criatividade nacionais.



*
integrado na programação do Palácio Quintela com curadoria da experimentadesign,
no âmbito da parceria com o IADE.


As exposições Fernando Brízio: Desenho Habitado, Cartografias do Processo, Mobiletos, Meros Objectos? e Ordem de Compra, foram desenvolvidas no âmbito do programa da DgArtes/ Presidência do Conselho de Ministros – Secretaria de Estado da Cultura de apoio à estrutura.
 





 
(experimentadesign)
+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal