( experimentadesign )



ABOUT US
BIENAL EXD
CULTURA
BUSINESS & CONSULTING
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO


ENGLISH


NEWSLETTER
CENTRO DE IMPRENSA
GALERIAS FOTOGRÁFICAS

facebook/ twitter/ flickr/ vimeo/ linkedin/
MUSA

MUSA - Evento final em Bruxelas Final
Quarta-feira, 12 de Outubro de 2022 12th – Gare Maritime, Rue Picard 11, Bruxelas

O percurso do MUSA termina em Outubro de 2022 no coração da Europa, Bruxelas, com um grande evento num local simbólico da cidade. Le Dimore del Quartetto apresenta e celebra as realizações do programa na conclusão das três etapas do projeto MUSA – European young MUsicians soft Skills Alliance. Uma ocasião para discutir os desafios e oportunidades oferecidas nas áreas de formação profissional, música de câmara e património cultural, com convidados internacionais.

Programa:

15h — Apresentação do projeto e dos resultados obtidos pelo ASK – Centro de Pesquisa da Universidade Bocconi de Milão

16h — Debate “Carreiras e Multidisciplinaridade, entre música e território”

Este debate entre oradores convidados internacionais, irá aprofundar os seguintes temas:

MUSA — European young MUsicians soft Skills Alliance é um projecto Europeu de formação profissional dedicado a jovens quartetos de cordas. Tem como objectivo proporcionar os conhecimentos e competências de empreendedorismo que estão em falta nos currículos gerais de formação musical, e que são fundamentais para a construção de carreiras profissionais de sucesso.

O MUSA é direccionado a jovens quartetos de cordas profissionais, compostos por músicos entre os 20 e 35 anos de idade, que trabalham em conjunto e se focam no repertório de música de câmara. O projecto é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia como uma Parceria Estratégica para apoiar a inovação (Acção-chave 2).

Esta parceria estratégica é composta por: Le Dimore del Quartetto S.r.l. Imprensa Sociale como Principal Promotor, IED – Istituto Europeo di Design e ASK – Centre for Research on Management and Economics of Arts and Culture Institutions em Milão (Itália), ProQuartet – Centre européen de musique de chambre de Paris e La Ferme de Villefavard en Limousin di Villefavard (França), e pela experimentadesign em Lisboa (Portugal).

O projecto MUSA teve o seu início em 2020 e dura 25 meses. A experimentação piloto (Outputs Intelectuais) é composta por três principais fases Europeias:

  1. Milão (Itália), Abril 2021 — Curso inovador de formação no sector da música em Itália: 4-Bows drive, a estratégia de imagem e comunicação dos Quartetos de Cordas, em colaboração com o IED - Istituto Europeo di Design.
  2. Lisboa (Portugal), Outubro 2021 — Curso inovador de formação no sector da música em Portugal: Interdisciplinaridade entre as artes e em particular entre a música e outras áreas culturais, como a arquitectura, o design e a arte, para potenciar perfis e oportunidades de carreira, em colaboração com a experimentadesign.
  3. Villefavard (França), Abril 2022 — Curso inovador de formação no sector da música em França: Gravação e Distribuição no Mercado no contexto do marketing, com particular ênfase nos processos de registo e distribuição do mercado, legislação de direitos de autor Nacional e Europeia, aspectos administrativos e financeiros, em colaboração com a ProQuartet e a La Ferme de Villefavard en Limousin.

O MUSA contou com a participação de 11 quartetos de cordas internacionais, seleccionados por todos os parceiros e acolhidos em residências artísticas em casas históricas e outros lugares de interesse e relevância cultural. A residência artística representa uma fonte de inspiração para o desenvolvimento da identidade e imagem dos quartetos.

Os objectivos principais do MUSA são: habilitar os jovens músicos a melhorarem as suas perspectivas profissionais; criar novas oportunidades de formação para as organizações envolvidas; solidificar a relação entre a música e os sectores de património cultural com vista a elevar a cultura Europeia no contexto da empregabilidade e do desenvolvimento socioeconómico.

Evento aberto ao público com reserva.

Descubra mais informações sobre o aqui.

MUSA

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.

 





 
(experimentadesign)
+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal