MUSA - Evento final em Bruxelas Final
Quarta-feira, 12 de Outubro de 2022 12th – Gare Maritime, Rue Picard 11, Bruxelas
O percurso do MUSA termina em Outubro de 2022 no coração da Europa, Bruxelas, com um grande evento num local simbólico da cidade. Le Dimore del Quartetto apresenta e celebra as realizações do programa na conclusão das três etapas do projeto MUSA – European young MUsicians soft Skills Alliance. Uma ocasião para discutir os desafios e oportunidades oferecidas nas áreas de formação profissional, música de câmara e património cultural, com convidados internacionais.
Programa:
15h — Apresentação do projeto e dos resultados obtidos pelo ASK – Centro de Pesquisa da Universidade Bocconi de Milão
16h — Debate “Carreiras e Multidisciplinaridade, entre música e território”
Este debate entre oradores convidados internacionais, irá aprofundar os seguintes temas:
MUSA — European young MUsicians soft Skills Alliance é um projecto Europeu de formação profissional dedicado a jovens quartetos de cordas. Tem como objectivo proporcionar os conhecimentos e competências de empreendedorismo que estão em falta nos currículos gerais de formação musical, e que são fundamentais para a construção de carreiras profissionais de sucesso.
O MUSA é direccionado a jovens quartetos de cordas profissionais, compostos por músicos entre os 20 e 35 anos de idade, que trabalham em conjunto e se focam no repertório de música de câmara. O projecto é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia como uma Parceria Estratégica para apoiar a inovação (Acção-chave 2).
Esta parceria estratégica é composta por: Le Dimore del Quartetto S.r.l. Imprensa Sociale como Principal Promotor, IED – Istituto Europeo di Design e ASK – Centre for Research on Management and Economics of Arts and Culture Institutions em Milão (Itália), ProQuartet – Centre européen de musique de chambre de Paris e La Ferme de Villefavard en Limousin di Villefavard (França), e pela experimentadesign em Lisboa (Portugal).
O projecto MUSA teve o seu início em 2020 e dura 25 meses. A experimentação piloto (Outputs Intelectuais) é composta por três principais fases Europeias:
O MUSA contou com a participação de 11 quartetos de cordas internacionais, seleccionados por todos os parceiros e acolhidos em residências artísticas em casas históricas e outros lugares de interesse e relevância cultural. A residência artística representa uma fonte de inspiração para o desenvolvimento da identidade e imagem dos quartetos.
Os objectivos principais do MUSA são: habilitar os jovens músicos a melhorarem as suas perspectivas profissionais; criar novas oportunidades de formação para as organizações envolvidas; solidificar a relação entre a música e os sectores de património cultural com vista a elevar a cultura Europeia no contexto da empregabilidade e do desenvolvimento socioeconómico.
Evento aberto ao público com reserva.
Descubra mais informações sobre o aqui.
O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.