( experimentadesign )



ABOUT US
BIENAL EXD
CULTURA
BUSINESS & CONSULTING
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO


ENGLISH


NEWSLETTER
CENTRO DE IMPRENSA
GALERIAS FOTOGRÁFICAS

facebook/ twitter/ flickr/ vimeo/ linkedin/
MUSA

MUSA — European young MUsicians soft Skills Alliance é um projecto Europeu de formação profissional dedicado a jovens quartetos de cordas. Tem como objectivo proporcionar os conhecimentos e competências de empreendedorismo que estão em falta nos currículos gerais de formação musical, e que são fundamentais para a construção de carreiras profissionais de sucesso.

O MUSA é direccionado a jovens quartetos de cordas profissionais, compostos por músicos entre os 20 e 35 anos de idade, que trabalham em conjunto e se focam no repertório de música de câmara.

O projecto é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia como uma Parceria Estratégica para apoiar a inovação (Acção-chave 2).

Esta parceria estratégica é composta por: Le Dimore del Quartetto S.r.l. Imprensa Sociale como Principal Promotor, IED – Istituto Europeo di Design e ASK – Centre for Research on Management and Economics of Arts and Culture Institutions em Milão (Itália), ProQuartet – Centre européen de musique de chambre de Paris e La Ferme de Villefavard en Limousin di Villefavard (França), e pela experimentadesign em Lisboa (Portugal).

O projecto MUSA teve o seu início em 2020 e dura 25 meses. É composto por quatro actividades principais:

  1. Um Evento de Formação a Curto Prazo para formadores, professores e especialistas das organizações parceiras de forma a definir os contornos metodológicos que vão desenhar directrizes comuns para os percursos de formação, os resultados de aprendizagem e a avaliação;
  2. A sistematização dos contornos metodológicos em Directrizes replicáveis ao nível Europeu;
  3. Uma Experimentação Piloto executada através de:
    1. Um painel de percursos inovadores de formação de alto nível no sector da música em Itália, Portugal e França;
    2. Um painel de actividades de formação transnacionais, desenvolvido em proximidade com os percursos estabelecidos, sobre a forma de aprendizagem não-formal em residências artísticas;
    3. Os eventos multiplicadores no final da formação e das actividades, que ajudam na disseminação dos resultados do projecto.
  4. A avaliação final do processo de experimentação, conduzida pelo ASK Centre for Research da Universidade de Bocconi através de um Manual para Programas Superiores de Formação na área do empreendedorismo cultual para Jovens Músicos, e Investigação sobre os valores educacionais e sociais do património cultural Europeu como propulsores económicos e de empregabilidade.

A experimentação piloto (Outputs Intelectuais) é composta por três principais fases Europeias:

  1. Milão (Itália), Abril 2021 — Curso inovador de formação no sector da música em Itália: 4-Bows drive, a estratégia de imagem e comunicação dos Quartetos de Cordas, em colaboração com o IED - Istituto Europeo di Design.
  2. Lisboa (Portugal), Outubro 2021 — Curso inovador de formação no sector da música em Portugal: Interdisciplinaridade entre as artes e em particular entre a música e outras áreas culturais, como a arquitectura, o design e a arte, para potenciar perfis e oportunidades de carreira, em colaboração com a experimentadesign.
  3. Villefavard (França), Abril 2022 — Curso inovador de formação no sector da música em França: Gravação e Distribuição no Mercado no contexto do marketing, com particular ênfase nos processos de registo e distribuição do mercado, legislação de direitos de autor Nacional e Europeia, aspectos administrativos e financeiros, em colaboração com a ProQuartet e a La Ferme de Villefavard en Limousin.

O percurso do MUSA termina em Outubro de 2022 no coração da Europa, Bruxelas, com um grande evento num local simbólico da cidade.

O MUSA conta com a participação de 11 quartetos de cordas internacionais, seleccionados por todos os parceiros e acolhidos em residências artísticas em casas históricas e outros lugares de interesse e relevância cultural. A residência artística representa uma fonte de inspiração para o desenvolvimento da identidade e imagem dos quartetos.

Os objectivos principais do MUSA são: habilitar os jovens músicos a melhorarem as suas perspectivas profissionais; criar novas oportunidades de formação para as organizações envolvidas; solidificar a relação entre a música e os sectores de património cultural com vista a elevar a cultura Europeia no contexto da empregabilidade e do desenvolvimento socioeconómico.


PORTUGAL

Esta acção debruça-se sobre os seguintes elementos:

Estas actividades são conduzidas por designers, artistas contemporâneos, arquitectos e profissionais da área da cenografia, entre outras.

Descubra mais sobre o MUSA.

Descarregue aqui o documento da open call para a primeira fase em Itália.

MUSA

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.

 





 
(experimentadesign)
+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal