BEN EVANS
BEN EVANS
(GB)
Ben Evans é o Director do London Design Festival, que fundou com o Sir John Sorrell em 2003. O Festival celebra e promove a cidade de Londres como a capital criativa do mundo e tem vindo a inspirar a criação de eventos similares em várias cidades internacionais. É um evento anual que mobiliza 200 organizações parceiras com mais de 300,000 visitantes. Para além de gerir o evento, Ben Evans é comissário e curador e implementa projectos, incluindo uma residência anual no V&A Museum. O London Design Festival é o principal evento da agenda cultural londrina, integrando a estação criativa do outono.

Antes da criação do Festival, foi Associado e Director Criativo da LIVE, um negócio de branding e marketing que co-fundou em 2000. De 1997 a 2000 foi Editor de Conteúdos do Millennium Dome onde liderou o desenvolvimento dos espaços de exposição. Esta posição implicou um trabalho conjunto com várias equipas de design, artistas, patrocinadores e com o Governo para criar a maior atracção paga no reino unido. Através do seu percurso em política e acultura, Ben Evans conseguiu estabelecer um ponte entre estes dois mundos.

Trabalhou com políticos na organização e criação de visitas de campanhas eleitorais para Neil Kinnock e Tony Blair nas eleições de 1992 e 1997. Paralelamente originou e esquematizou vários documentos de política cultural e ajudou a formular a ideia das indústrias criativas. Também trabalhou com o produtor de cinema, Lord Puttnam, em várias iniciativas e projectos, ajudando também a criar as fundações do novo Design Council com John Sorrell. Foi também conselheiro especial do Presidente e Director Executivo do English Heritage entre 1993-1996.

Ben Evans trabalhou como escritor de discursos para líderes de gestão, políticos e directores de organizações culturais. Tem leccionado extensivamente na Royal College of Art e Central St. Martins, participou em várias conferências internacionais, tem experiência em rádio e televisão e escreveu vários artigos publicados.

Desde 1997, Ben Evans tem sido trustee da Artangel, uma organização líder em arte contemporânea. É um Governador da University of the Arts e apaixonado pela educação nas áreas da arte e do design. Foi trustee da Roundhouse, um espaço de concertos e centro criativo de 2001 a 2004. Em 2010 foi-lhe atribuído um curso honorário pela Royal College of Art, de onde se licenciou em 1987.

Tem 47 anos e é casado com a arquitecta Amanda Levete, com quem tem 4 filhos adolescentes. Vive em Londres.
EXD'13
CONFERÊNCIAS DE LISBOA
IDENTITY
partici
pante