Localizada na margem direita do Rio Tejo, Lisboa espraia-se ao longo das sete colinas que delimitam o seu perímetro histórico. Com mil anos de história, a cidade de Lisboa tem um traçado de rara beleza arquitectónica e uma vasta colecção de monumentos que traduzem alguns dos trechos fundamentais da sua identidade.

A sua luminosidade exaltante enaltece as influências culturais diversificadas e as enormes mutações que a cidade sofreu, até aos ventos da modernidade. Lisboa ostenta os sinais de um passado monumental e grandioso, desde os tempos remotos das primeiras invasões dos povos mediterrânicos e do norte de África, passando pelo momento em que adquiriu o foral de cidade em 1179, ao período áureo dos Descobrimentos e à reconstrução do centro histórico após o terramoto de 1755.

O coração da cidade conserva ainda hoje, uma significativa parte da sua traça original, pelo que os bairros históricos são zonas de afluência de milhares de turistas e visitantes, anualmente. Com um PIB per capita acima da média europeia, Lisboa é o segundo centro financeiro e comercial da Península Ibérica, depois de Madrid.

Lisboa é hoje um palco enriquecedor de importantes eventos de natureza cultural e artística e o centro nevrálgico de uma vivência rica e vibrante, constituindo um destino multicultural, onde as tradições se misturam com as mais modernas tendências e estilos de vida.