Nestes painéis de debates de enfoque conceptual, o Talk Host escolhe a temática e os convidados, moderando a discussão com os Agents Provocateurs, uma combinação de criativos, jornalistas e teóricos. A plateia é igualmente convidada a intervir e alimentar a troca de ideias.

As Open Talks são um evento de grande receptividade junto de estudantes, profissionais, críticos e opinion-makers, dando-lhes uma oportunidade de se juntarem a agentes internacionais de destaque numa discussão que aborda questões vitais da cultura contemporânea e da produção criativa.
29, 30 Set e 1, 2 Out

Antigo Tribunal da Boa-Hora
Largo da Boa-Hora, 13
1200-062 Lisboa

Metro: Linha Azul, Linha Verde – Baixa-Chiado
Autocarros: Terreiro do Paço – 36/ 44/ 709/ 711/ 714/ 732/ 740/ 745/ 759/ 760/ 781/ 782/ 790/ 794/
Eléctrico: 28E

Entrada Gratuita
sujeita à lotação da sala




11:00–13:00

Talk host: Zoë Ryan (GB)
Participantes: Aaron Cope (CA), Joost Grootens (NL), Mischer’Traxler (AT)




Actualmente, qualquer discussão sobre espaços públicos e privados tem necessariamente de incluir não apenas o desenho dos edifícios, objectos e paisagem física, mas também a crescente influência dos fluxos de dados que as atravessam.
As tecnologias digitais estão a mudar a natureza e intencionalidade do nosso habitat construído, esbatendo as distinções entre real e virtual, e desafiando arquitectos e designers a repensar o modo como a informação é representada e exposta. Inspirados pelas inovações contemporâneas, os designers estão empenhados em gerar métodos dinâmicos de coligir, analisar e representar informação para diferentes usos quer on quer offline. Em vez de formatos estáticos, os projectos mais arrojados estimulam condições fluidas, onde tempo e espaço não são estados imutáveis, antes se transformam e adaptam constantemente face a informação nova e actualizada, bem como às necessidades individuais e colectivas, numa tentativa de reflectir com maior exactidão o estado de infindável mutação da vida quotidiana.

Zoë Ryan



11:00–13:00

Talk host: Pedro Gadanho (PT)
Participantes: Alexandra Lange (US), Folke Köbberling, Koeberling Kaltwasser (DE), Gretchen Mokry, Architecture for Humanity (US)


O nome desta palestra evoca o título de uma conferência recente de Peter Eisenman. Em “Wither Architecture?” o amável e maduro, arquitecto estrela, situa a sua prática recente numa dupla condição do tardio: um trabalho tardio na carreira do seu autor, e também uma expressão inevitável do que muitas vezes é chamado de capitalismo tardio. Uma fraqueza encantadora emergiu da quase ansiosa, se auto-irónica, tentativa em registar o seu trabalho nos anais da história da arquitectura. O uso obsessivo por parte Eisenman de grelhas ficcionais, históricas ou topográficas para intelectualizar e justificar a forma de seus edifícios surgiu como um meio para alcançar uma legitimação disciplinar. No entanto, esta foi também uma prisão Piranesiana que impediu o criador de exercer o acto criativo puro. Expressando uma espécie de último desejo, o arquitecto aspirava a um dos aspectos mais inúteis e inacessíveis da arquitectura: o reconhecimento eterno.
De forma a produzir arquitectura relevante, precisamos nós realmente de diversas legitimações de visibilidade? Será a cultura arquitectónica totalmente inútil ou será o seu pensamento estritamente necessário para reiterar uma e outra vez a definitiva e ambígua utilidade dos edifícios?

Pedro Gadanho



11:00–13:00

Talk host: Hans Ulrich Obrist (CH)
Participantes: Enzo Mari (IT), Thomas Lommée (BE)




Esta Open Talk parte do trabalho de Hans Ulrich Obrist do it. do it baseia-se num modelo aberto de exposição onde as instruções individuais podem abrir espaços vazios para ocupação e evocar possibilidades para a interpretação e reformulação de obras de arte.
As instruções dos designers enformam a participação dos membros da comunidade, fazendo a ponte com os locais, os espaços de actuação. Acções e materiais quotidianos servem de ponto de partida para a recriação dos desenhos em cada local, de acordo com as instruções escritas dos designers.
Cada realização de do it é uma actividade única no espaço e no tempo. Com o acumular das várias interpretações de textos ao longo de sucessivos locais, verifica-se uma multiplicação de significado.
Para gerar conteúdo artístico segundo do it, cada museu deve seleccionar e criar pelo menos 15 das 30 potenciais acções, garantindo assim não apenas que os desenhos individuais divergem segundo a interpretação, mas que uma nova constelação de grupo emerge com cada apresentação da exposição. No final de cada exposição do it, a instituição anfitriã fica obrigada a destruir as peças geradas e respectivas instruções. Os componentes discretos a partir dos quais o conteúdo foi gerado serão devolvidos ao seu contexto original; do it é assim quase inteiramente reversível.

Hans Ulrich Obrist



12:00–14:00

Talk host: Hans Maier-Aichen (DE), Ed Annink (NL)
Participantes: Hilde Teerlinck (BE), Karen Ryan (GB), Martí Guixé (ES), Walter Amerika (NL), Zeger Reyers (NL)



Na última década, os designers tornaram-se editores e produtores das suas próprias linhas e colecções. Impossíveis de produzir para o mercado de massas, estes projectos representam no entanto um repensar do papel do design entre a cultura e a indústria.
Os designers estão tornar-se artistas inquisitivos, cientistas exploratórios e membros empenhados de equipas de trabalho multidisciplinares, envolvendo-se em pesquisas à margem dos códigos e procedimentos standard da indústria.
Esta Open Talk aborda o actual enfoque dos designers nos valores sociais, inovação (bio)tecnológica e perspectiva histórica. Será observada a actividade de agentes criativos individuais, empresas, museus e universidades, na medida em que estas esferas interagem e se influenciam mutuamente, levantando questões sobre o âmbito de acção futuro do design. Ex-Muros propõe discutir o pensamento projectual que se traduz em práticas colaborativas na intersecção entre as ciências naturais, arte e antropologia, visando atingir uma nova tipologia de objecto.

Hans Maier-Aichen & Ed Annink
Partilhe
as suas fotos
no grupo EXD'11
do Flickr

Tradução simultânea