( experimentadesign )



ABOUT US
BIENAL EXD
CULTURA
BUSINESS & CONSULTING
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO


ENGLISH


NEWSLETTER
CENTRO DE IMPRENSA
GALERIAS FOTOGRÁFICAS

facebook/ twitter/ flickr/ vimeo/ linkedin/
O QUE É A EXPERIMENTADESIGN?


A experimentadesign é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 1998 em Lisboa, fruto de uma iniciativa da sociedade civil. É, acima de tudo, uma unidade de produção de conhecimento e de realidade e um pólo difusor de conteúdos nas áreas do design, arquitectura e cultura de projecto.

A sua matéria-prima prioritária é a criatividade e o campo de inserção é a cultura e a sua permanente transformação, numa perspectiva integradora e multidisciplinar. Move-se no sentido de uma intervenção incisiva no modo de pensar, produzir e promover cultura em Portugal e no estrangeiro, repercutindo-se activa e positivamente no panorama transnacional. Este duplo objectivo concretiza-se através da concepção, dinamização e promoção de projectos de criadores e instituições portuguesas, bem como do forjar de uma rede de contactos e parcerias com entidades internacionais.

A experimentadesign dedica-se à contemporaneidade, explorando vários campos de criação artística e produção material e conceptual, assumindo o design como disciplina operativa e metodologia de trabalho.

É um parceiro estratégico de todos os que olham a cultura como um catalisador de estímulos assim como um factor indispensável ao desenvolvimento, conjugando criatividade, economia, indústria, imagem, investigação e inovação.

Procura contribuir para redesenhar as fronteiras que suscitam novos domínios do pensamento, novos contornos estéticos para o mundo e novas oportunidades de enriquecimento individual e colectivo.



OBJECTIVOS




POSICIONAMENTO

Desde 1998, o papel da experimentadesign enquanto plataforma aberta de debate e estímulo à criatividade tem vindo a consolidar o seu posicionamento nacional e internacional junto de um grande número de interlocutores. Embora seja uma associação portuguesa a sua matriz é iminentemente internacional, tal como a sua rede de projectos, participantes e destinatários.

Nacional
No contexto português, a experimentadesign opera uma rede de contactos a diversos níveis, incluindo empresas e agentes económicos, escolas e universidades, instituições culturais, associações, Câmaras Municipais, jornalistas, políticos, opinion makers e, em especial, a comunidade artística e criativa.

Internacional
No âmbito transnacional, a experimentadesign tem vindo a estabelecer coproduções, parcerias, colaborações e cooperações com institutos, museus, centros culturais e de investigação, organismos oficiais e embaixadas.



ACÇÃO

Através do seu trabalho, a experimentadesign posiciona-se no campo da acção cultural com uma acção de âmbito maioritariamente de serviço público e na área económica através de uma crescente actividade no território das indústrias criativas. Tem também uma actuação continuada no campo da inovação social e na área de I&D através das suas unidades de investigação, a Design Response, a Design&Industry e a (e) MixMedia Lab.



FINANCIAMENTO

A experimentadesign desenvolve o seu trabalho sem nenhum apoio financeiro regular da parte do Estado ou das autarquias ou outros quaisquer organismos públicos.

Para o financiamento de cada projecto na área cultural recorre a uma rede de parceiros privados e públicos, nacionais e internacionais.

Recorre ainda à sua actividade na área Business&Consulting para gerar fundos que aplica nas Unidades de Investigação, em projectos pro-bono e também na área cultural.

Tem neste momento em desenvolvimento o seu Conselho de Mecenas e a sua nova sede em Lisboa.
 





 
(experimentadesign)
+351 210 137 405
info@experimentadesign.pt
Rua Nova da Trindade 1, 1º Dto
1200-301 Lisboa
Portugal