Efeito D
Design para a Diferença(s)
 
 
O nome tem origem em “defeito”, uma palavra com uma carga eminentemente negativa. Em virtude de uma mudança subtil – de atitude – algo percepcionado como um defeito ou falha pode ser transformado numa característica especial e diferenciadora, uma singularidade. Da mesma forma, se introduzirmos uma alteração na palavra “defeito” – alterando a ordem das letras – passamos a ter algo positivo, um efeito. D de Design ou de Diferença. Efeito D surge do desejo de contribuir para Diferenças, um Centro de Desenvolvimento Infantil especializado em crianças com deficiências, nomeadamente com Síndrome de Down (Trissomia 21). Sediado em Portugal, é um dos centros mais avançados da Europa, ajudando milhares de crianças.

Com o intuito de gerar receitas para o Centro Diferenças, a BBDO Portugal iniciou Efeito D, desafiando designers portugueses a criar novos produtos, eles próprios ligeiramente diferentes no seu design e conceito, a partir de um briefing especial. A BBDO Portugal apresentou a ideia à EXD, que prontamente se juntou a esta aventura enquanto organizador e comissário da secção internacional do projecto, convidando um grupo de designers de renome. Em Setembro, a Bienal apresenta um showcase inédito que incluirá esboços, desenhos, projectos 3-D e protótipos.

O objectivo final de Efeito D é dar origem a uma linha de produtos de design únicos para comercialização em Portugal e no estrangeiro. As receitas geradas reverterão a favor do Centro Diferenças. Dado o elevado perfil dos seus intervenientes internacionais, Efeito D vai ainda dar visibilidade ao trabalho do Centro, ao mesmo tempo que destaca a necessidade de uma maior consciencialização e contributo activo e solidário da sociedade civil face às questões da educação, inclusão e apoio a crianças e jovens portadores de deficiência.


PHOTO: STUDIO MAKKINK & BEY
© STUDIO MAKKINK & BEY
13.09.09 - 09.10.09
10:00-18:00 TER-DOM

Fundação Calouste Gulbenkian
Avenida de Berna 45A
1067-001 Lisboa

T +351 217 823 000

Metro: S. Sebastião, Praça de Espanha
Autocarro: 16, 726, 56, 718, 742


links relacionados —
http://www.efeitod.pt


exposição —
Design de exposição: Miguel Vieira Baptista (PT)
Design gráfico: RMAC (PT)


participantes —
Alexandre Viana (PT)
Clemens Weisshaar (DE)
Ed Annink (NL)
Fernando Brízio (PT)
Henrique Ralheta (PT)
Marti Guixé (ES)
Mats Theselius (SE)
Naulila Luís (PT)
Pedro Silva Dias (PT)
Richard Hutten (NL)
Robert Stadler (FR)
Ross Lovegrove (GB)
Rui Sampaio de Faria (PT)
Satyendra Pakhalé (NL)
Studio Makkink & Bey (NL)
Uwe Fischer (DE)
Vogt+Weizenegger (DE)


Uma iniciativa da BBDO Portugal, co-produzida com a EXD’09