Action for Age
Design para um futuro melhor
 
 
Action for Age explora o papel do design face aos complexos desafios e possibilidades que nos coloca o fenómeno do envelhecimento generalizado da população.

A queda da taxa de natalidade associada à subida da esperança média de vida estão na origem desta tendência acentuada. À medida que a idade aumenta, o isolamento, a marginalização e a solidão surgem como novos flagelos sociais. Em resposta a este cenário nasce Action for Age, fruto de uma parceria entre a Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce no Reino Unido, a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa/Londres) e a ExperimentaDesign em Portugal.

Trata-se de um laboratório criativo a operar em simultâneo em Lisboa e Londres, envolvendo estudantes universitários de design que assim beneficiam de uma experiência formativa de excepção. No Reino Unido, dois designers seniores coordenam um grupo de pesquisa e desenvolvimento composto por 6 estudantes, durante cerca de 1 ano. Em Portugal, dois designers seniores nacionais orientam 6 estudantes num workshop intensivo de 6 dias, a ter lugar em Julho na Fundação Calouste Gulbenkian. O desafio comum é criar serviços, networks ou outras soluções centradas no utilizador que potenciam uma melhoria na vida dos idosos e constituam mais-valias efectivas.

Em Setembro realiza-se em Lisboa um segundo workshop que reúne todos os participantes, as duas equipas de coordenadores bem como um painel de representantes de instituições de solidariedade e acção social. Os resultados serão apresentados numa conferência a realizar em Setembro, durante a Semana Inaugural da EXD’09.

O formato das soluções apresentadas é flexível: um serviço, uma rede, um ambiente, uma peça de comunicação, um evento, uma função ou uma proposta que agregue vários elementos. O objectivo final é conceber soluções coerentes que dêem resposta às necessidades deste segmento crescente da população, favorecendo uma maior inclusão na comunidade, o estreitamento de laços de pertença e a participação activa na envolvente social.

Numa sociedade em transformação, em Action for Age o design assume em pleno a sua missão de disciplina reconfiguradora do nosso contexto vivencial – material, espacial, de comunicação, de interacção – harmonizando-o com as novas necessidades e exigências da contemporaneidade.


CONFERÊNCIA | 12.09.09 | 18:00-19:00
Fundação Calouste Gulbenkian
Auditório 2


EXPOSIÇÃO | 05.10.09 - 08.11.09
Lounging Space


CONTADORES DE HISTÓRIAS | 11, 17, 18 OUT 09 | 12:00-13:00
Lounging Space


ACTION FOR AGE: DEBATE | 18.10.09 | 15:00-17:00
Lounging Space


PHOTO: CODESIGN
CODESIGN / © THINKPUBLIC
12.09.09
18:00-19:00

Entrada gratuita

Fundação Calouste Gulbenkian
Avenida de Berna 45A
1067-001 Lisboa

T +351 217 823 000

Metro: S. Sebastião, Praça de Espanha
Autocarro: 16, 726, 56, 718, 742


leitura complementar —
Brochura Action for Age


coordenação —
Alice Osborne (GB)
Deborah Srebeko (GB)
Paul Thurston (GB)
Susana António (PT)
Rita Filipe (PT)


participantes —
Caroline Forte + Lucy Peers (GB)
Dimitri Merakli (GB)
Katy Shields (GB)
Rachel Deller (GB)
Sabrina Koelbl (GB)
Vincenzo di Maria (GB)
Ayda Anlagan + Pu Tai (GB)

Ana Fatia (PT)
Ana Relvão (PT)
Anjoom Satar (PT)
Gonçalo Gomes (PT)
João Santos (PT)
Ricardo Roque (PT)


colaboração —
Ana Coimbra (PT)
Maria de Lurdes Machado (PT)


uma iniciativa e brief original —
Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce


co-produção —
EXD’09
Fundação Calouste Gulbenkian