Open Talks
 
 
Apelando à participação e ao espírito crítico, as Open Talks seguem o formato empolgante dos debates televisivos. O Talk Host escolhe a temática e os convidados, moderando o diálogo com os Agents Provocateurs, um mix de criativos, jornalistas e teóricos. A plateia é igualmente convidada a intervir e alimentar a troca de ideias.

Um evento com grande receptividade junto de estudantes, profissionais, críticos e opinion makers, as Open Talks são uma oportunidade de abordar questões vitais da cultural contemporânea numa discussão aberta e plural com agentes internacionais de destaque.
09.09.09 - 13.09.09
11:00-13:00

Mercado de Santa Clara
Campo de Santa Clara
1100-470 Lisboa

Eléctrico: 28
Autocarro: 12, 34




O Design das Ficções Contemporâneas
09.09.09  11:00-13:00

A nossa vida é orientada pelas ficções em que acreditamos. A nossa memória pessoal organiza-se como uma história. A história do mundo é um cruzamento de histórias, de narrativas e de momentos.

O que é que está a mudar na maneira de contar histórias? Como é que estão a ser contadas as histórias contemporâneas? Quais as narrativas num tempo de instantâneos e episódios, de simultaneidade e ligações aleatórias?

Depois do cinema, da televisão, da net, do youtube, das redes sociais, como é que se imagina, como é que se escreve, como é que se filma ficção? Como é que se programa? Faz sentido o conceito de design de ficções? Que ficções se vão inscrever e marcar no caos indiferenciado dos media contemporâneos? Que novas mitologias?

Nuno Artur Silva

talk host —
Nuno Artur Silva (PT)

guests
Filipe Homem Fonseca (PT) / João Lopes (PT) / Pedro Gadanho (PT)

agents provocateurs
Manuel Graça Dias (PT) / Anabela Mota Ribeiro (PT)



Mundo 2.0
10.09.09  11:00-13:00

Um futuro melhor, através do design: o considerável custo ambiental do desenvolvimento e as consequentes alterações climáticas significam que, para salvar o planeta, temos quase de o redesenhar a partir do zero – tal afectará os edifícios que habitamos, os automóveis que conduzimos e os processos industriais que nossas as empresas levam a cabo.

Com efeito, nos próximos 40 anos, teremos de desenvolver um Mundo 2.0: um movimento universal e imperativa para transformar o mundo, que fará do design uma das disciplinas de maior importância na economia e na investigação, a par da consciência ecológica. Assim sendo, os inovadores têm pressa de alcançar o Mundo 2.0. Basta atentar no advento X-Prize – que oferece um prémio de 10 milhões de dólares ao inovador que consiga desenvolver o primeiro carro comercialmente viável que atinja 100 milhas por galão (ou 42 km por litro)! Uma transformação gradual não é suficiente para eles – querem uma mudança radical e disruptiva capaz de alterar o curso do planeta nas próximas décadas.

Ravi Naidoo
Ravi Naidoo

talk host —
Ravi Naidoo (ZA)

guests
Gaby de Abreu (ZA) / Nathan Reddy (ZA) / Nkhensani Nkosi (ZA)

agents provocateurs
Mateo Kries (DE) / Aditya Dev Sood (IN)



Novas Formas de Design
11.09.09  11:00-13:00

Os designers situam-se entre a revolução e a vida quotidiana. Têm a capacidade de apreender as mudanças significativas na tecnologia, ciência e hábitos sociais e convertê-las em objectos e ideias que as pessoas conseguem efectivamente entender e usar.

Apesar de a sua produção poder por vezes parecer arte conceptual ou experimentação científica, todos os seus esforços têm em comum uma paixão pela interdisciplinaridade e inovação, bem como uma preocupação com o bem comum, que os torna actores de relevo no futuro da sociedade e do mundo.

Paola Antonelli
Paola Antonelli

talk host —
Paola Antonelli (IT/US)

guests
Kevin Slavin (US) / Neri Oxman (US) / Oron Catts (AU)

agents provocateurs
Luca Ballarini (IT) / Robert Stadler (FR) / Uwe Fischer (DE)



De volta ao Futuro do Design
12.09.09  11:00-13:00

Estamos a viver uma época de transformações sem precedentes. Os avanços científicos e tecnológicos precipitam-se. A crise ambiental intensifica-se. Os sistemas sociais e políticos que vigoraram no século XX estão em ruptura. As nossas vidas são radicalmente diferentes de há dez anos atrás e sê-lo-ão também daqui a dez anos. Algumas destas mudanças são entusiasmantes. Outras são confusas e deveras assustadoras. Como tirar delas o melhor partido?

O design é uma solução possível. É um agente de mudança que nos ajuda a compreender as mudanças no mundo à nossa volta e convertê-las em coisas que podem tornar as nossas vidas mais eficientes e agradáveis. Olhando para a história do design, constatamos que os períodos mais emocionantes coincidiram com transformações profundas – os anos 20 da «era das máquinas» e os anos 60 da «era do espaço» - nas quais os designers interpretaram os avanços da ciência, tecnologia, cultura e economia para benefício da sociedade.

A actual vaga de mudança pode anunciar outra era de ouro para o design, mas um novo tipo de design, mais fluido, cooperativo e inclusivo. Tal proporcionará enormes desafios e oportunidades aos designers e arquitectos. Poderão contribuir para mudar a forma como vemos o mundo e como nos orientamos nele, não só através do seu papel tradicional de criadores de objectos, estruturas e imagens, mas também na aplicação dos princípios criativos da reflexão projectual à reestruturação das organizações, reinvEntando padrões de comportamento e procurando soluções para os problemas sociais e políticos prementes do nosso tempo.

Alice Rawsthorn

Nesta Open Talk, a crítica de design Alice Rawsthorn vai desafiar o designer de software Ben Fry, a arquitecta Lindy Roy e o curador Joseph Grima a identificar um tema da história do design que tenha sido injustamente negligenciado e a assinalar dois temas que, segundo eles, apontem o futuro do design e da arquitectura.
Alice Rawsthorn

talk host —
Alice Rawsthorn (GB)

guests
Ben Fry (US) / Lindy Roy (ZA) / Joseph Grima (US)

agents provocateurs
Clemens Weisshaar (DE) / Nacho Carbonell (ES/NL) / Jerszy Seymour (DE)



Stop & Think
13.09.09  11:00-13:00

Em oposição à busca incessante da “última moda”, a EXD propõe a publicações periódicas de referência em design, arquitectura e lifestyle a assumir um papel activo na produção teórica e na definição de novos paradigmas. Ao dar prioridade à reflexão crítica, a lógica editorial deixa de se reger pela imediato e abraça processos mais demorados e frutíferos de pesquisa, conceptualização e formulação.

Delfim Sardo

talk host —
Delfim Sardo (PT)

guests
Max Bruinsma (NL) / Anniina Koivu (IT) / Walter Bettens (BE)

agents provocateurs
Frederico Duarte (PT) / Jacopo Crivelli Visconti (BR/IT)