Lapse in Time
Design, elasticidade e responsabilidade
 
 
Quando falamos de tempo no quadro referencial do design/produção, chegamos invariavelmente à ideia de processo – uma sequência de acções que se desenrolam num período ou “intervalo” de tempo; um ciclo ao cabo do qual os projectos se concretizam em objecto reais.

Num cenário de produção cada vez mais global, a velocidade e a aceleração são vistas como “mais-valias”. Ansiosa por optimizar recursos, a produção mainstream limita-se a repetir variações irrelevantes de fórmulas existentes, ideias gastas com um look renovado. Perpetuando paradigmas ultrapassados, estes objectos não reflectem as necessidades do momento e não são portanto capazes de lhes dar resposta. Exercícios de análise crítica, diálogo interdisciplinar e pesquisa são postos de parte por consumirem demasiado tempo.

Lapse in Time revela jovens criadores que enveredaram pelo caminho oposto. Uma selecção de designers desafiantes e da sua mais recente produção, fruto de uma significativa elasticidade criativa aliada a uma reflexão projectual marcadamente pessoal e bem articulada. Apostando na inovação e em intersecções pioneiras entre design, ciências cognitivas, ecologia e interculturalidade, procuram contribuir para uma mudança de paradigma, que é também temporal.

Únicos na sua visão e percurso, estes criadores partilham o facto de operarem num “intervalo de tempo” distinto. Esta exposição pretende captar estes statements criativos expondo perspectivas fracturantes sobre o design de produto na convergência com a arte, a ciência, a sustentabilidade e a envolvente sociocultural. É ainda uma forma de reconhecer a importância de projectos de longo fôlego que inspiram menos mas melhores objectos, em detrimento da vertigem consumista. Lapse in Time propõe introduzir uma pausa para reflectir e suscitar um olhar crítico sobre o nosso quotidiano material.

O trabalho de cada designer será integrado num “calendário” de concepção e produção, expressivo na sua singularidade bem como radical ou até subversivo na contestação de lógicas tradicionais de produção industrial.


STATE OF THE ARTS | 10.09.09 | 18:00-19:00
Debate sobre a exposição Lapse in Time

O design do futuro vai ser fabuloso, frenético, impetuoso e divertido. Será um instrumento de e para o Amor, pronto a combater pelo bem e pelo mal. Interrogar-se-á sobre a sua existência e a sua missão. Com o dedo médio em riste, correrá nu pelos bosques e salvará o mundo.
Jerszy Seymour

moderador — Tulga Beyerle
participantes — Constantin Boym; Hans Maier-Aichen; James Auger; Katharina Wahl; Nacho Carbonell; Studio Glithero;

Lounging Space
Palácio Braamcamp


PHOTO: LAPSE IN TIME

PHOTO: LAPSE IN TIME

PHOTO: LAPSE IN TIME

PHOTO: LAPSE IN TIME
13.09.09 - 08.11.09
11:00-20:00 SEG-SEX
14:00-20:00 SÁB

Fecha aos Domingos

Sociedade Nacional de Belas Artes
R. Barata Salgueiro, 36
1250-044 Lisboa

T +351 213 138 510

Metro: Baixa-Chiado, Rato
Autocarro: 758, 773


exhibition —
Curador: Hans Maier-Aichen (DE)
Assistente do Curador: Matthias Leipholz (DE)
Design de exposição: Fernando Brízio (PT)
Design gráfico: Daniel Schludi + Piero Glina (DE)


participants —
Auger-Loizeau (GB)
BLESS (FR/DE)
Constantin Boym + Laurene Leon
Boym (US)
Eric Klarenbeek (NL)
Fernando Brízio (PT)
Jason Miller (US)
Jerszy Seymour Design Workshop (DE)
Julien Carretero (NL)
Katharina Wahl (DE)
Katrin Sonnleitner (DE)
Martín Azúa (ES)
Nacho Carbonell (ES/NL)
Pieke Bergmans + Peter van der
Jagt (NL)
Silvia Knüppel (DE)
Studio Glithero (GB/DE)
Susana Soares (PT)
Tal Gur (IL)
Yvonne Fehling + Jennie Peiz (DE)