Edições EXD'09
 
 


QUICK, QUICK, SLOW

Propondo uma história alternativa do design gráfico nos séculos XX e XXI, o catálogo estrutura-se em torno dos núcleos temáticos-cronológicos da exposição, com textos da autoria da curadora Emily King. A ilustrá-lo conta com imagens icónicas da cultura visual ocidental, desde FT Marinetti e a revista Portugal Futurista, até trabalhos que marcaram as últimas décadas, assinados por Peter Saville, Irma Boom, Edward Fella e Paul Elliman.

A publicação Quick, Quick, Slow é um objecto singular com design gráfico de Frith Kerr (Studio Frith) para o qual foi desenhado uma nova fonte, inspirada pela representação gráfica do movimento e da passagem do tempo.


LAPSE IN TIME

Seguindo a lógica autoral da exposição, com curadoria do alemão Hans Maier-Aichen, a publicação Lapse in Time representa um complemento aos conteúdos expositivos. Com uma abordagem poética, foi desenhada por Piero Glina e Daniel Schludi, combinando sedutoras imagens a preto e branco que revelam pormenores não detectáveis na visita à exposição. Com fotografias de Lisboa actual, integra textos que ilustram statements conceptuais dos participantes. Dezoito designers desafiantes de todo o mundo apresentam os seus mais recentes trabalhos que expandem e confundem as fronteiras tradicionais do design de produto, levando-o ao limiar da arte, ciência, sustentabilidade, ecologia e referente sociocultural.

A quem comprar a publicação, a entrada na exposição é gratuita.
publicações —
A programação da EXD’09 está ancorada em 4 exposições que apresentam conteúdos e perspectivas curatoriais inovadoras e altamente relevantes para uma visão contextualizadora e aprofundada do design contemporâneo nas suas diversas vertentes.

Actuando como complemento às exposições e prolongamento do seu conteúdo no tempo, as publicações editadas pela EXD’09 em parceria com a Guimarães Editores estão disponíveis para venda nos vários espaços de exposições, no Lounging Space bem como nas livrarias Guimarães (Chiado e Campo Grande, na Biblioteca Nacional).


 


TIMELESS

Face ao cenário de crise com que se depara a sociedade contemporânea, está na hora de assumir o “menos” como um valor positivo em vez de uma mera restrição. Esta publicação divide-se em 4 secções correspondentes aos países participantes – África do Sul, Índia, Portugal, Reino Unido, enquadradas pelos ensaios dos respectivos curadores. A publicação Timeless explora as propostas de criadores em resposta ao desafio de criar novos conceitos e objectos para o século XXI, concretizando estratégias de design sustentáveis e economicamente viáveis.

Reflectindo preocupações globais como a economia de recursos energéticos e matérias primas, a reciclagem e construindo novas plataformas de redução do consumo pelo consumo, os objectos propostos versam igualmente problemáticas locais, realidades culturais e materiais distintos.


PACE OF DESIGN

A partir da observação do quotidiano de 7 grandes estúdios internacionais, Pace of Design propõe analisar a ligação entre tempo, processo projectual, intensidade e criatividade. Para compreender o ritmo de criação, desenvolvimento e produção de cada estúdio a curadora austríaca Tulga Beyerle entrevistou Konstantin Grcic (KGID, Munique), Aditya Dev Sood (CKS – Center for Knowledge Societies, Nova Deli), John Edson (Lunar Design, São Francisco), Haldane Martin (Cidade do Cabo), Michael Young (Hong Kong), Ichiro Iwasaki (Iwasaki Design, Tóquio), Fernando e Humberto Campana (estúdio Campana, São Paulo).

Nas entrevistas integradas nesta publicação, os protagonistas revelam perspectivas distintas sobre métodos, processos e ciclos de trabalho no seio de uma determinada cidade e cultura, partilhando as suas inspirações e desafios quotidianos.

A quem comprar a publicação, a entrada na exposição é gratuita.




 


Com o lema da campanha New, Now, Wow, vista a camisola EXD’09.
Modelo de senhora slim fit, preto 100% algodão / Modelo de homem cinza-chumbo, corte normal, 100% algodão.


SACO

Para as compras, as aulas, as idas ao jardim, os passeios ao fim de semana e as tralhas de todos os dias.
it’s about time —
Inspirada na imagem concebida por Ian Anderson, a EXD’09 lança uma série de peças originais e versáteis que revelam o espírito da Bienal e de It’s About Time no seu quotidiano.


 


CRACHÁ IT'S ABOUT TIME

Além de acompanhar T-shirt ou Saco também pode ser comprado individualmente.


LÁPIS

Fabricados pela emblemática e centenária marca portuguesa Viarco, a EXD’09 lança uma edição especial em versão grafite, rosa ou laranja.


 


CALENDÁRIO 100 ANOS

Desenhado por Peter Bil'ak, participante da exposição Quick, Quick Slow este calendário singular é editado numa série limitada de 200 exemplares.


4x4x4x4x4x4=1024

A serrote foi convidada a criar uma peça exclusiva para esta edição propondo uma produção tipográfica de 1024 exemplares únicos à venda nos diferentes locais da Bienal incluindo a livraria do Lounging.